sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Zee Midnight Ganache

Ultimamente, eu é mais bolos, com mais um aniversário este domingo é meter mãos à obra para fazer Devil's Food Cake ou Bolo do Diabo.

Fosse eu Marie Thèrese ou Madame Victoire (e não Marie Antoinette como muitos julgam) estamparia "S'ils n'ont pas de pain, qu'ils mangent de la brioche." numa t-shirt, mas não faço brioche pela complexidade e por isso vou para a obscenidade da chocolate.

Tenho memórias de um livro de decoração da minha mãe, de origem americana, que na decoração de uma cozinha tinha uma fotografia de Devil's Food Cake, em criança o nome herético daquele bolo fascinou-me e como não tínhamos ainda a internet como ela é hoje, só mais tarde é que pude fazer aquele doce enigmático de nome proibido, já que a minha mãe é católica e não profere o nome do Diabo lá em casa.

Fi-lo pela primeira vez quando adaptei uma receita do Nick Malgieri e tornou-se um sucesso, ainda que mamãe reclame do creme branco que preenche o bolo, mas tenho memórias dos meus sobrinhos e afilhados a devorar aquilo.

Agora vou regressar ao clássico readaptando o original e adicionado uma ganache negra e decadente, sábado já tenho com que me coçar.

Se não falarmos, bom fim de semana

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Isto hoje é tipo spam



A Kristin Chenoweth é uma actriz extraordinária e uma cantora impressionante, ainda que não tenha visto o Wicked com o elenco original, esta é a minha canção preferida.

Neste concerto, a Kristin foi buscar um elemento do público para cantar o dueto "For Good", a senhora é professora de canto e teve um desempenho fabuloso, gosto tanto quando a Kristin diz "Holly Crap! Harmonies!"

O Wicked é o meu musical preferido e esta é a minha segunda música preferida, levando comigo "No Good Deed Goes Unpunished" como "image song" (se calhar algum fã de anime que me siga se lembre do conceito).

Fiquem com uma interpretação incrível desta música que fecha o espectáculo original.

Celebridades no Twitter







Sigo algumas, algumas nem são consideradas celebridades pelo resto do mundo (nem por mim) e eu sigo-as na mesma, Stacey Lane Mathews estou a falar contigo, MAS é refrescante ver que uma celebridade faz posts banais e com um piquinho a piroso. Olá Rosie O'Donnell, estou a falar contigo! :D


Elas vão-se pagando

De há semana para cá que a coisa não está fácil, parece que cai tudo ao mesmo tempo e mal conseguimos reagir.

Desde um incêndio, burocracias, estupidez que baste, o meu tempo tem estado tão ocupado que pareço preso a um estado de ansiedade que veio para ficar. "When it rains, it pours" lá dizem os anglo-saxónicos mas já estou um bocado farto... um bocado é favor, estou mesmo farto.

Ultimamente ando a fazer um catálogo de bolos, criações que podem eventualmente servir para uma plataforma de encomendas ou uma outra coisa qualquer e até andava certinho mas mal consegui fotografar a última criação, um bolo enorme de banana, recheado de creme mascarpone com biscoito de chocolate, creme de banana e por fim coroado com ganache de Nutella.

Foi muito apreciada, a Torta Rino que foi criada com os sabores específicos de um aniversariante, mas bem que eu poderia ter ficado com algo para a memória, lá terei que a fazer de novo.

Uma semana de meter arame farpado a rodear as bananas maduras e gritar via megafone "COMAM AS QUE EU COMPREI HOJE!", parece um pouco excessivo mas para aproveitar o sabor da banana no seu esplendor num bolo ela tem que estar muito madura, caso contrário sabe um pedaço a cor de burro quando foge.

Pode ser que com algum cropping eu consiga salvar para um dia mais tarde.

Espero que a vossa semana esteja a ser bem melhor que a minha!

sábado, 24 de agosto de 2013

Eolo vs. Continente

Eu sou uma pessoa super paciente, sou um cliente compreensivo porque como um terço dos meus dias é a lidar com clientes, sei perfeitamente o que é estar do outro lado.

Mas não admito faltas de educação, fui com mamãe ajudá-la nas compras que como acabaram por ser poucas, fui às caixas rápidas. Para evitar que me relembrem do óbvio, tirei as compras do carro e meti num cesto e pedi à minha mãe que levasse o carro e o arrumasse e a senhora que controla as caixas rápidas não deixou que ela passasse, porque ali só compras com cesto. Respirei fundo e expliquei que o carro estava, mesmo assim não podia porque ali só compras com cesto.

"Como o senhor deve perceber..." e assim acabei o assunto, deixámos o carro para trás, paguei as compras e fui embora.

Cheguei a casa e apercebi-me que três artigos tinham alarme e a senhora não os tirou, peguei no saco e no talão e voltei para trás furioso e pedi para falar com um responsável, pobre rapariga que levou comigo no meu pior estado, apresentei reclamação. Disse-lhe que parte das minhas funções é formar colaboradores que falem com clientes, que sejam educados e empático e que saibam contornar reclamações quando os clientes não têm razão. Que achava absurdo que a senhora tão obcecada com cumprir regras obrigasse uma cliente com mais de sessenta anos a percorrer até à ponta oposta do hipermercado para arrumar um carro que até só tinha uma moeda de plástico. Que eu não trabalho no Continente e como tal não pode dizer-me que eu "devo saber", que há expressões que não se usam e que é incompetente ao ponto de passar pelos detectores com artigos com o alarme aindae provavelmente fê-lo de propósito para me obrigar a voltar para trás.

A responsável geriu a minha reclamação de forma impecável (haja alguém) e foi empática, pediu-me desculpas e conseguiu gerir a minha fúria sem gerar uma reclamação adicional.

Pessoas como a senhora que me atendeu deu mau nome a pessoas de atendimento, porque dá a entender que qualquer um consegue fazê-lo quando não é verdade. É preciso estofo, empatia, raciocínio rápido e cortesia.

Esperemos que haja qualquer tipo de coaching para aquela senhora perceber que não é assim que se atendem clientes, que sim existem regras para as coisas funcionarem de forma eficaz, mas também que há que ser proactivo e perceber quando é que podem ser quebradas.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fútil e cenas



Ia fazer um post enorme sob o quão importante seriam ter estes Louboutin no meu armário, mas depois diziam que eu era fútil e cenas!

Um dia a casa vem atrás

Isto de viver em dois sítios em part-time, tem que se lhe diga, depois de um hiato de quase um mês, lá volto à minha rotina de dividir-me entre duas casas.

Geralmente é pacífico, porque tenho imensa coisa lá e só preciso do estuque, alguns produtos de higiene, computador e afins, mas antes do hiato trouxe a roupa informal (i.e. um arsenal de t-shirts e calças de ganga que o boulot não permite) mais os gadgets do costume e quase me arrastava às 7 da manhã pela minha rua.

Para trás ficou o manjericão que cada vez está maior e um bolo de aniversário que é menino para pesar mais de dois quilos que vamos buscar no Sábado.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Só podia ser numa segunda-feira...

Hoje a meio da manhã a internet fez kaput, o meu telemóvel não tinha saldo para o número de apoio, então pedi a uma amiga para ligar para o apoio ao cliente e pedir um número alternativo ou fixo ou da minha rede.

Ligou-me uns minutos depois a dizer que eles só tinham aquele número, pensei nos meus vizinhos e esperei que um deles estivesse em casa. A primeira não estava, só a cadela que ladra por dez e consequentemente acordou o bebé do vizinho do lado, toquei a seguir. O pobre homem julgava que era a mulher a tocar que tinha saído e aparece-me em mini toalha todo cheio de sabão, fiquei a ligar para o raio do apoio a cliente com um imbecil que se trabalhasse comigo levava com o telefone na tromba se falasse com um cliente assim e lá voltei para casa para fazer o despiste, despiste esse que foi dizer que provavelmente a zona toda estava sem internet e voz.

Voltei para arranjar as coisas para ir trabalhar e queimei a mão com sopa a ferver, cheguei ao trabalho e tenho o caldo todo entornado, por isso não há almoço para ninguém....

*suspiro* Segunda-feira...

sábado, 10 de agosto de 2013

Sábado a 200 à hora

Geralmente sou sempre a mesma coisa, idealizo acordar pelas 10:30 e hoje acordei às 7:30.

Depois de estar na lanzeira da cama, levantei-me e fui ao supermercado comprar ovos e limas porque me apetecia fazer mais um bolo, Lime Angel Food Cake, quase idêntico a um pão de ló mas sem gemas e com raspa de casca de lima , o bolo tem uma textura de algodão de tão fofo e tem que ser suspenso antes de retirar da forma.

Fiz bolo, fiz cobertura, vi America's Next Model e Project Runway, uns episódios de Star Trek Voyager, lavei a louça, arrumei um mini kit porque tenho que maquilhar às 15:30 e à 18:00.

Um excelente sábado para todos!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

When in doubt, bake!

Eu sei que gostar de chocolate não me dá pontos de originalidade, mas sabem o que é que eu gosto? Chocolate e manteiga de amendoim, por essas e por outras é que evito ter Nutella e manteiga de amendoim cá em casa porque rapidamente as espalhava em fatias de brioche e tornava-me o Proust do novo milénio enquanto divagava nas memórias da minha infância... e seria mentira porque comecei a comer manteiga de amendoim na altura que descobri Capn' Crunch, já tinha 21 anos.

Embora adore fazer bolos, viver em duas casas em que uma não tem todas as ferramentas necessárias... vamos ser honestos, sou mesmo preguiçoso.

No Sábado tive a oportunidade de estar com amigas muito queridas, comemos pão de açafrão e nozes com limoncello (para não embuxar) e a minha querida L. esperava que tivesse sido eu a fazer o pão, mas dirijam-se ao parágrafo anterior, sou mesmo preguiçoso. Hmm... conduzi até à padaria do Senhor Kayser.... isso deve contar... para alguma coisa.

Domingo foi dia de estar de papo para o ar sem fazer nenhum, quer dizer, mais ou menos, vi quase uma série inteira de "Orange is the New Black" e isso contribuiu para o meu enriquecimento cultural (pop). Num dos episódios falam de um delicioso bolo de coco e mais tarde ele é feito por uma das personagens que adiciona baunilha e decidi que ia cozinhar.

Poderia deduzir-se que ia fazer  bolo de coco, mas não, tenho uma receita maravilhosa que ficará para outras núpcias. Ontem o meu corpo queria manteiga de amendoim com chocolate.

Demorei umas três horas, e numa receita clássica de manteiga batida com açúcar juntei chocolate de leite derretido em café quente e farinha. Esta massa ficou ligeira e ligeiramente líquida com uma textura de genoise que quase talhou por tentar enfiar tanta coisa.

Enquanto o bolo cozia, fiz a cobertura e o recheio e tive que me controlar para não comer tudo às colheres... tirando uma de chá que lambi... espero que conte, também é tão pouco que não deve ter calorias.

O bolo é húmido e ligeiro (não confundir com light) e não me vou alongar no valor nutricional, sou mais de valor emocional.

Construí-lo foi complicado and embora ainda não o tenha visto fora do molde (está no meu congelador neste moment) é algo que vou guardar para comer com um amigo, já que não fiz nada para Sábado, mas tem que ser rápido senão invento amigos imaginários para o comer todo.

Wish me monsters...