quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nunca mais durmo


No espírito das bruxas e dos fantasmas, deixo-vos com 2:15 e se forem como eu nunca mais dormem.

Quando era miúdo queria ver um filme mais do que qualquer outra coisa: "O Exorcista" e a minha mãe não deixava, mas como todos os miúdos de 10 anos lá dei a volta à coisa (fui vê-lo numa altura em que estava sozinho) e não dormi durante duas semanas, a cara da Linda Blair ficou gravada na minha memória, moral da história? Mommy knows best.

T'was the night before Halloween


Segundo o cânon de Joss Whedon, o Halloween está tão vulgarizado que os monstros, vampiros e demónios se recusam a fazer seja o que seja como forma de protesto silencioso.

Eu junto-me a eles, Samhain para mim é uma data diferente, com rituais diferentes e memórias diferentes, são demasiado privadas para as partilhar num blog deixando apenas a tradição de cozinhar com abóboras para partilhar com aqueles que me eram mais queridos muito perto da meia-noite. Essa tradição está em hiato, vou retomá-la no futuro mas não este ano.

Não tenho nada contra os portugueses quererem festejar ou brincar  ou Halloween à forma americana numa versão mascarada do pão por Deus que se transforma em trick or treat. As escolas primárias já olham para este dia de forma diferente criando actividades para as crianças seguindo a tradição americana e por isso é normal que as crianças tragam a vontade de fazer algo com os pais em casa, afinal as tradições como o Natal, o Carnaval, a Páscoa estão cheios de simbologia pagã e foram uma forma da Igreja alterar os ritos pagãos para ritos cristãos dando-lhes uma significado por vezes diferente mas com a mesma simbologia ou imagética por trás para que a população não estranhasse (muito).

Também não me chateia os adultos não verem o que está por trás do Halloween, cada um como do que gosta e torna-se por vezes uma "portuguesice" que é teimosa por natureza a dizer mal de tudo o que é americano, ainda que estejamos rodeados e sejamos grandes consumidores de produtos piores do que este dia.

Quando ouço o vulgarizar deste dia no meu emprego, opto pelo silêncio, por um encolher de ombros por já ter aprendido que as pessoas não aceitam um agoirento a criticar esta sua iniciativa, ninguém morre por fazer uma coisa nova e ninguém morre por verem os outros a fazer algo de que eles não gostam.

Portanto a todos aqueles que partilham da minha tradição, aos nossos antepassados, aos que já partiram, um bom dia de Samhain e para todos os outros também.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Não é possível ter tudo

Esta semana está cheia, com uma amiga do coração a chegar por alguns dias e vai dar para muitos abraços e matar saudades, e de amanhã até Domingo está o calendário todo preenchido.

Ontem saí cedo do trabalho e fui para casa juntar-me aos tachos, fiz flan patissier segundo a receita da Ladurée e ficou maravilhoso, flan patissier é daqueles bolos franceses que evocam memórias da minha viagem a Paris com oito anos com o meu irmão, adoro pastelaria portuguesa em muitas coisas considero-a das melhores, mas esta tarte e aquelas clássicas de morango que muitas vezes até são mais bonitas que saborosas remontam à minha infância e por isso tornam-se especiais.

Este fim de semana vou estar com amigos, vou divertir-me imenso e fico muito feliz, mas o preguiçoso que também faz parte de mim pede fins-de-semana em casa a bezerrar e pouco mais, é mais infantilidade do que outra coisa qualquer porque não há nada no que vou fazer este fim de semana que não queira ou não goste mas também não nego o preguiçoso que há em mim.

E hoje? Hoje de volta aos tachos, porque sim.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Coisas que me causam arrepios #1 e #2

#1 Alguém que não viveu no regime de Salazar dizer que estamos a viver no regime de Salazar

#2 Alguém que não viveu no regime de Salazar dizer que estaríamos melhor no regime de Salazar

Miss Mimi and the Art of Letting Go

Devem estar para chover sapos pois estou de acordo com a Miss Mariah, the emancipated Mimi fala sobre o lançamento do seu novo álbum "The Art of Letting Go", é uma arte saber quando temos que deixar algo para trás, sejam carreiras, relacionamentos, hábitos ou alguma coisa que a dada altura seja tóxica nas nossas vidas.

Fica aqui a entrevista que ela deu para a CNN, espero que a sonoridade deste álbum vá de encontro aos primeiros que são os que eu prefiro.

You go Miss Mimi, but... who did that makeup? You need to fire him or her ASAP.


Dedico este post ao Mark de As Aventuras de Mark que é o fã mais fervosoro da Mariah Carey que eu conheço.

Não é comum escrever este tipo de coisas mas...

...não quer dizer que não o faça!

Surgiu esta iniciativa no Brasil neste blog cuja autora é de origem portuguesa e que iniciou esta campanha por Portugal agora.



Vamos oferecer um lenço para que as mulheres que lutam contra o cancro da mama tenham ainda mais força.

Os detalhes para entrega/envio dos lenços podem ser lidos aqui no blog da Polo Norte.

Fiquem bem, os ventos andam furiosos parcialmente ajudados pelo trânsito retrógrado de Mercúrio mas vai passar e voltarei a falar por aqui.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Encantamento de Samhain

Em Samhain de 2012 criou-se um encantamento que surgiu do meu amor por ela, das minhas saudades de ouvir a voz dela, e num breve momento em que o véu ficou mais ténue ouvi a sua voz, a mensagem foi clara e quem me na altura viu a minha reacção estranhou porque era oposta à minha posição anterior mas dei uma segunda hipótese ao que eu já achava que não teria chances.

Mas os encantamentos têm o seu preço e têm o seu tempo e este não foi diferente, a Cinderela teve até à meia noite eu tive um ciclo de doze luas para que se desvanecesse e tudo voltasse a ser o que era.

Mas ao contrário da Cinderela, nós não nos procurámos e cortámos porque não tinha que ser, porque já não somos o que éramos, para trás ficam 9 meses de convivência diária naquele que era o início do novo Millennium, em que três se fizeram um mas porque como nem tudo é infinito hoje decididamente seguem caminhos diferentes com visões diferentes, com objectivos diferentes excepto um que espero que seja comum que é o de ser feliz e desejo sinceramente que consigamos ser.

Dos três ficaram dois que se mantém diferentes mas semelhantes mas que foram e continuam a ser o conforto mútuo quando o caminho está ocultado e até ver, continuam juntos, mais do que amigos, mais do que irmãos, de mãos dadas ajudando-se para que não perderem nas trevas nem se deixarem cegar pela luz e que assim seja.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Desafio dos 21 Dias de Meditação

Acabaram por ser 22, hoje havia uma faixa adicional que terminou o ciclo.

O desafio foi completo com sucesso, durante três semanas reservei uma pequena parte do meu dia para meditar de forma regular.

Não iniciei o desafio com a sensação de que iria mudar a minha vida ou dar-me qualquer tipo de iluminação transcendental, foi única e exclusivamente para retomar um hábito perdido que me fazia falta.

Cada dia tinha um tema, tudo ao redor da saúde física e mental, um mantra específico e foi muito interessante quando na grande maioria dos dias o foco da meditação estava ligado ao que teve maior impacto naquele dia, ironia cósmica ou coincidência matemática, não deixou de ser interessante.

Findo o desafio, retomo o hábito e soube-me muito bem, foram três semanas de grande complexidade física e emocional e creio que o desafio ajudou-me a fazer face e manter-me em pé.

As costas estão melhores, agora só há sessão na Segunda e aguardam-me três dias a cobrir a Moda Lisboa para um site holandês para o qual colaboro, espero que o meu corpo colabore e não se rebele.

Hoje vou buscar uma amiga ao aeroporto com uma fornada de brownies para lhe dar as boas-vindas e depois admiro-me que o Francisco me descreva a fazer bolos na Casa dos Segredos da blogaria.

Um excelente fim de semana para todos e depois conto-vos o que aconteceu.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Do campo e o corpo é que paga

Faz hoje uma semana que o meu corpo deu sinais de alerta, dores agudas que impossibilitavam trabalhar em condições. Até considero que tenho uma resistência à dor bastante alta mas quando cheguei a casa já quase urrava e enfiei-me na banheira para tentar que as dores fossem menores.

Bendita osteopata que fez com que isto tudo se tornasse mais suportável e ainda não estou, como se costume dizer, pronto para outra. Ser confrontado com a minha própria fragilidade e, de certa maneira, com a minha mortalidade não me agrada.

Mesmo assim o fim de semana passou-se à la campagne, com um amiga, o seu cão adorável e agarrado aos tachos, muitas panquecas, uma parmigiana, uma tarte de banana que depois de um azar passou a crumble de creme de banana e portobellos cheios de farinheira (vegetariana) para mais tarde me queixar das costas, em vez de estar quieto e ver Vampire Diaries armei-me em "Olívia Costureira" e depois ai ai ai que me dói. O forno não tinha as bandejas para colocar a comida e usámos dois tijolos.

Quem me conhece sabe que eu não seria capaz de viver no campo, mas só dois ou três dias vá, até que é agradável.

PS - Em relação ao desafio de meditação, está quase a terminar depois falo sobre o que aconteceu.