terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Porque Pandoro merece um post
Eu e a Nigella Lawson partilhamos um enorme amor pelos sabores da Itália, em criança (quando o meu apetite era mais do que péssimo) eu adorava massa (na altura não me armava em fino e chamava pasta) cozida passada por manteiga (sim, note-se, manteiga e não magarina) e se não for das minhas coisas preferidas (salgadas) está lá em segundo lugar, dane-se o sushi e todas as outras coisas, eu adoro pasta (agora versão possidónio).
Mas adorando a cozinha italiana em geral, excepto (e eu tentei) o panettone. A minha aversão por fruta cristalizada (razão pela qual eu e o bolo rei nunca nos suportámos) é maior do que o meu amor pela comida italiana e eu deixava sempre o clássico bolo natalício de fora, ainda que seja um grande amor dos meus pais.
Mas, estava eu no início de 2012 quando me perguntaram: "Gostas de pandoro?" e eu "Huh?" e depois disseram "É tipo panettone!" e eu "Não, não gosto de frutas cristalizadas!" e foi aí que se revelou um novo mundo, pandoro é semelhante (pelo menos em tom e altura) ao panettone mas com um sabor levemente abaunilhado e amanteigado sem nenhuma daquelas tretas das frutas salpicado com açúcar baunilhado (à la pastel de Belém) e fofo até mais não.
Converti-me, passei o ano a carpir a falta do doce natalício à espera da quadra para me maravilhar novamente com o respectivo, há qualquer coisa de lascivo em entupir um bolo com açúcar baunilhado, fechar o saco e abanar energeticamente.
Agora, que estou em fase de desintoxicação da fúria do açúcar, dou por mim a olhar para a caixa de pandoro que ainda tenho em casa (com validade até Maio) e prometi a mim mesmo que se me portar bem até lá faço rabanadas com pandoro... se me portar mal significa que comi o pandoro a meio do caminho.
A ver vamos...
Adoro os teus posts!
ResponderEliminarPena que não escrevas mais vezes...
E já agora, o desafio... queres falar disto?
http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/blogs-do-ano-2012-votacoes-1a-fase-14/
É que eu sou mais politicamente correta... e por isso não posso.
(sim, eu sei que a inveja é uma coisa tremendamente feia)
Beijinhos :)
Não é inveja, é ter dois dedos de testa, tenho um testo esboçado devo publicar esta semana.
EliminarVou tentar escrever mais em 2013, o ano que passou dilacerou-me com uma perda mas eu voltarei a escrever mais. Obrigado Su, também te leio sempre. Bom ano!
E aguentas???? LOL Eu nunca experimentei, mas a expressão "entupir" provoca-me o costume: fome.
ResponderEliminarRespondo-te em Maio!
Eliminar