sexta-feira, 16 de março de 2012

As Origens do meu Bolo de Chocolate



Eu lembro-me da minha mãe fazer bolo de chocolate, eu sentava-me na cozinha a ver e o meu irmão ajudava (não me perguntem com o quê, sei que ele amassava as filhozes de abóbora no Natal, mas nos bolos não me lembro), a nossa batedeira era Moulinex, branca e laranja (how Blogger, agora que penso nisso) embora o branco já estivesse amarelado ela durou imensos anos até bater massa pela última vez.

Mas em termos de bolos, esse é o único que eu me lembro dela fazer, de querer comer a massa crua que o meu irmão também queria e ficávamos cada um com uma vara, eu como era preguiçoso nunca usava a espátula para aproveitar o que estava na tigela e ele ficava a ganhar. Não me lembro de quando ou como é que ela deixou de fazer bolos mas lembro-me do meu primeiro bolo. A Dr. Oetker tinha lançado uma mistura pré-feita de bolos, sim S. eu já usei isso mas em minha defesa nem sequer era adolescente e já foi há 25 anos atrás. Obviamente era um bolo de chocolate com pepitas de chocolate e cobertura de chocolate (qualquer semelhança com um tema é mera coincidência) e eu sentia-me super orgulhoso. Semanas a fio, eu comprei aquelas caixas e fazia sempre o bolo.



A dada altura, quando eu já era um ás a estrelar ovos (sempre fui fã de uova puttanesca, que eu sei que não existe mas achei piada) decidi fazer um bolo do nada e (coincidência) optei por... esperem... esperem... esperem... bolo de chocolate, era o Bolo de Chocolate da Beira Alta de um livro da Maria Odette Cortes Valente que a minha comprou e nunca tinha aberto e fi-lo vezes sem conta, acho que o facto de ter que envolver claras em castelo na massa era para mim algo muito à frente.

Chocolate é daquelas coisas que eu acho que poderia, se investigado, ser aquilo que despoleta a paz no mundo, toda a gente deveria ter uma receita de chocolate como uma oferta diplomática, chocolate dá com tudo, actualmente os meus brownies são o meu WOW moment em termos de chocolate, isso e o bolo do sexo (um dia destes disserto sobre o assunto mas envolve a Ana do Ana e a Vida e queria escrevê-lo a quatro mãos) mas esse é só usado em casamentos (isso também era uma história para contar  noutra altura) ou em jantares especiais com amigos.

Ainda hoje me lembro daquela receita decor e salteado e deixei aquelas claras em castelo para me aventurar em bolos como os da Christina Tosi que é agora uma das minhas musas inspiradoras e estou a fazer uma lista que alegremente inclui folhas de acetato para construir bolos incríveis que sabem a tarte de maçã recheados com cheesecake líquido ou então chocolate e marshmallows, e ainda que eu não dê todas as receitas, partilho a minha primeira de bolo de chocolate que é incrivelmente fácil e faz qualquer novato sentir-se realizado ou uma criança sentir-se um crescido.

Bolo de Chocolate da Beira Alta

Ingredientes
125g de chocolate em pó
125g de margarina
125g de farinha
125g de açúcar
5 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação
Bater a margarina, o chocolate, os ovos, o açúcar e as gemas, envolver as claras em castelo alternadas com a farinha e levar a um forno pré-aquecido a 180º até estar cozido.

Bom fim de semana, o meu não deve envolver bolo de chocolate, mas cheira-me que vai envolver panquecas outra vez.

6 comentários:

  1. A babar por todos os lados.
    Boa sorte nas panquecas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para me aventurar tenho que ir comprar uma série de apetrechos, inclusivé ácido cítrico! Beijos.

      Eliminar
  2. Duas receitas no mesmo mês? Yessssssh, que ele está louco! :o)
    Margarina? Mas mas mas... bolo de chocolate não costuma levar óleo... ai que ele está a contrariar todas as minhas convicções...

    ResponderEliminar
  3. Dear, toda e qualquer questão deverá ser remetida à senhora Maria Odette Cortes Valente que pesquisou a receita, eu fui um mero executor.

    ResponderEliminar
  4. Que óptimo aspecto o bolo da foto, fiquei tentada a experimentar a receita que deste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo da foto tem feito furor, estou tentado a publicar a receita. O do post é muito simples, mas muito rápido, por vezes a simplicidade traz vantagens. :)

      Eliminar