terça-feira, 13 de março de 2012

Pancake Tuesday é Quando um Homem Quiser


Lembram-se deste post? Pois... eu também! No entanto e ainda dentro da temática que é a preguiça eu decidi automatizar as panquecas, que se por um lado não dão trabalho nenhum, não são propriamente uma coisa que se espirra e aparece feito. A minha avó costumava dizer "Guarda que comer, não guardes que fazer!", eu (que nunca liguei muito ao que ela me dizia) decidi fazer um remix do ditado popular e trazer o melhor de dois mundos, por um lado deixo-vos com um preparado para panquecas que depois é só adicionar os líquidos e misturar, por outro não se comem agora mas comem-se mais tarde.

Isto é feito a pensar em dois grandes grupos, o primeiro é o do pessoal com pimpolhos, que se forem como os meus sobrinhos em cachuchos deliram sempre com panquecas ao pequeno almoço no fim de semana e querem ajudar a fazer e portanto é sempre uma emoção muito grande. Por outro lado há aqueles fins de semana mais intensos que é necessário um reforço de hidratos de carbono para fazer frente aos esforço físico (tipo... aspirar, lavar as vidraças... ya) e queremos ser mais despachados e não perder tempo com ai mede aquilo, pesa o outro... (diz quem já cozinhou comigo que o facto de eu pesar tudo muito certinho é um pedaço desconcertante) e queremos aparecer com o tabuleiro das panquecas que quase se fizeram sozinhas.

O conceito aqui é misturar os ingredientes sólidos previamente com a ajuda da(o) picadora/robô de cozinha/food processor para incorporar a manteiga na farinha e nas suas amigas mágicas, congelar em doses pré-embaladas para nem sequer termos trabalho depois a dividir as porções e misturar no próprio dia antes de as fritarmos... cozermos... olha, aos saltos na frigideira! Não estranhem o buttermilk (leitelho), o leite em pó e o malte. O buttermilk nas panquecas torna-as mais saborosas e leves (leves em termos de textura, porque em termos de calorias, não se iludam elas estão lá), o malte eu uso para espessar os meus batidos e gosto do sabor que dá a bolos, bolachas e afins (pensem no interior dos maltesers, eu pelo menos é que faço) e o leite em pó é das minhas mais recentes descobertas pelo mundo da bolaria, é tipo o pó mágico dos bolos, sozinho e preparado conforme as instruções da embalagem não vale a ponta de um chavelho, misturado em algo que não tem nada a ver intensifica os sabores todos, tipo sal (quer dizer, não se ponham a meter leite em pó nos refogados e depois digam que a culpa é minha, aqui fala-se em bolaria), bem, fiz-me entender, se não também já não consigo mais.

Ah... a receita! É já a seguir e sim... estou a dar uma receita e não, não está para cair nenhum santo do altar, que coisa.

Ingredientes - Mix

2 cháv. farinha s/fermento normal
2 cháv. farinha extra-fina s/fermento
1 cháv. de leite em pó
1/2 cháv. malte em pó
1/3 cháv. de açúcar
2 c. sopa fermento
1 c. sopa de bicarbonato de sódio
1 c. sopa de sal
170 g de manteiga sem sal (cortada em pedaços pequenos)

Nota - Uma chávena tem 240 ml de volume.
Nota 2 - Libertem a Julia Child que há em vós e usem mesmo manteiga, nada de magarina, Becéis e/ou derivados, parte da mística está na manteiga.

Usem a(o) picadora/robô de cozinha/food processor para misturar os ingredientes até ficarem com a textura de areia húmida, dividam por doses de 2 chávenas (o preparado dá sensivelmente para seis) e congelem alegremente (dois meses, no congelador sem medo se necessário, como se durasse os dois meses) até a altura de fazer as panquecas.

Quando quiserem fazer as panquecas adicionem a 2 chávenas do mix, dois ovos ligeiramente batidos e meia chávena de buttermilk, misturando até ligar e fritar. Eu não gosto de muita gordura nas panquecas (já chega a desgraça que vai massa) e por isso ou sou (ainda mais) preguiçoso e uso um pray de cozinha numa frigideira anti-aderente ou embebo um disco de algodão ou um pouco de papel de cozinha e untem ligeiramente a frigideira.

Nota - Para fazer buttermilk sem ter que o comprar, a uma chávena de leite gordo adicionem uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre (de cidra ou vinho branco) e deixem repousar 10 minutos.

Depois é colocar (mais) uma noz de manteiga, regar com maple syrup (eu podia ter escrito xarope de ácer, mas escrito em português lembra-me sempre óleo de fígado de bacalhau, óleo de rícino ou algo igualmente revoltante) e quando acharem que já chega, carga nisso mais maple syrup. Outras vozes há qu colocam açúcar e canela (isto de ser português dá para pôr canela em tudo), Nutella (que é uma benção dos deuses versão de barrar) que eu tenho um altar lá em casa mas não a ponho em panquecas, doces de qualquer coisa (e entupir uma panqueca com sabor a fruta e vitaminas?!?) ou comê-las simples. Mas sempre ligeiramente mornas tenham o forno com a temperatura muito baixa e coloquem lá as panquecas à medida que as vão fritando para manter a temperatura.

Divirtam-se e aproveitem e espalhem pelas más línguas que eu até dou receitas, de vez em quando.

10 comentários:

  1. Esta vou passar à Vera. Que trabalheira, credo!!
    E eu a pensar que era fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é trabalheira nenhuma, depois de teres o mix feito é juntar leite e ovos, mas acho que sim, acho que deve ser a Vera a fazer, depois dizei de vossa justiça. Mas sempre com maple syrup, nem quero imaginar o que é que os manolos lhe chamam.

      Eliminar
  2. Amei!!! Adoro panquecas! Vou fazer para o pessoal lá de casa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, entope o homem com panquecas e depois põe-no a aspirar, sim porque isto não é só encher a barriga.

      Eliminar
  3. As minhas não costumam sair assim muito boas. Vou seguir a tua receita. Obrigada pela partilha. bjs

    ResponderEliminar
  4. Ou se tiveres lima à mão, bate o limão e o vinagre aos pontos (2-4 minutos e temos o leite todo talhadinho!!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raramente tenho lima se não tiver nada específico para fazer com ela. Mas thankee.

      Eliminar
    2. Pois, no meu caso não havia nem limão nem vinagre... oras chocolate sheet cake sem buttermilk não é a mesma coisa... a solução foi ir às limas que estavam na fila para se tornarem ingreientes de caipirinha... na noite antes tinha sido chocolate chip cookies sem ovo... viva o engenho! :o)

      Eliminar
    3. Tu és espantosa, you make me proud. Como não gosto de caipirinhas, nem me lembrei delas.

      Eliminar