terça-feira, 27 de março de 2012

Quando nem tudo é o que parece

No Sábado, depois da cantoria e tralalá, uma má língua perguntou-me "Mas tu só falas de comida?" e eu disse "Não, não... vou falando do que me apetece.", e portanto hoje são tachos às terças e vamos falar de comida.

Ainda que tenha levado no pacote para as minhas criações boleiras iniciais (hmm, aquele início de frase soa mal, depois mudo) agora se há coisa que me faz ranger os dentes é ficar entusiasmado com um título de uma receita e catrapum, "use um mix de pacote de", geralmente eu fecho aquela tab do meu browser, suspiro, vou beber mais um café com leite e lanço-me à procura de outra coisa qualquer.

Mas há coisas que nos ficam atravessadas e com o aniversário de papai a chegar a passos largos eu queria algo verdadeiramente festivo que não fosse um bolo, não por qualquer tipo de inaptidão boleira mas porque quero fazê-los à la Signorina Tosi e preciso de formas que não tenho e folhas de acetato, sim... leram bem, folhas de acetato.

Eu babo-me sempre que vejo fotos de trifles, não só acho aquilo deliciosamente decadente (ele é bolo, ele é creme, ele é mais creme, ele é espetado no frigorífico, ele é come numa tacinha para parecer bem) e imagino a fusão do bolo e do creme e tudo e tudo e tudo na minha boca (não, não vamos passar para uma dissertação sensorial quasi-erótica porque não tenho jeitinho nenhum, é mesmo gula) e eis que me deparo com uma trifle feita com brownies.

Os brownies estão no meu repertório desde que comprei o "How to Become a Domestic Goddess" da Nigella Lawson e usei fielmente aquela receita até me deparar com a que uso hoje (repararam aqui na forma subtil em que eu mencionei a primeira, mas não menciono a actua? Pois, foi de propósito) que faz as delícios de chocólatras por todo o mundo e não tem nozes nem nada de relativamente saudável... hmm, espera tem chocolate e o chocolate é rico em antioxidantes, sim eu acho que sim esta coisa dos antioxidantes convence.

Ora estava eu naquele que estava a ser um enorme processo de activação das glândulas salivares, são glãndulas verdade? É que não me apetece ir à wikipédia, quando cliquei no site para ver a receita e começar a tirar apontamentos fiquei estupefacto com a quantidade de pacotes que levava aquela receita, um pacote de mix de brownies, um pacote de pudim de chocolate, um pacote de caramelo líquido...

Fiquei destroçado, na foto era tudo tão bonito e cremoso, cheguei a ouvir coros angelicais e... era tudo de pacote.

Acho que foi a primeira vez que me senti tão frustrado, tão frustrado que pensei, se a pessoa que montou (passo expressão) a trifle fez tudo de pacote, então o que é que me impede de usar as receitas individuais nas minhas versões e montá-la à minha maneira (hmm, preciso de um dicionário de sinónimos) com tudo feito de raiz?

Nada, a dos brownies já cá canta, o pudim também fui alegremente buscá-lo a uma fonte segura e também tenho uma deliciosa versão de caramelo com fleur de sel para encharcar os meus brownies e tornar isto (ainda) mais pecaminoso. Só me está chatear aqui o creme chantilly que não estou a morrer de amores e acho que vou fazer um creme com marshmallows, manteiga de amendoim e amendoins picados em substituição para usar, criando assim uma trifle que conjuga três amores, brownies, manteiga de amendoim e caramelo (olá Snickers!) e servi-lo nos cumpleaños de papai.

Mas como não quero que vos falte nada deixo aqui a foto da praxe e o link para a receita (e aqui uso o termo com alguma liberdade, porque o que me apetecia era escrever "o pacote") para quem sabe inspirar alguns de vocês.

10 comentários:

  1. Quero lá saber do pacote!! CHOCOLATE!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. sim, tem bom aspecto. se morássemos mais perto, ainda me ia fazendo convidado :)

    ResponderEliminar
  3. E se pegassem em todas as mixes e as enfiassem... num pacote e deitassem fogo, aí talvez fosse bonito!

    Eu ainda não encontrei nenhuma triffle que me seduzisse de tal forma que eu tivesse de a fazer! Esta http://willowbirdbaking.com/2011/11/25/salted-caramel-chocolate-trifle/ quase que me convenceu - E a fonte faz tudo FROM SCRATCH - o que é um bonus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não te acanhes, diz lá mesmo o que sentes.

      Há pessoal de livros que eu idolatro que tem cake mixes à venda na Williams-Sonoma, mas até esses eu não usaria, talvez apenas os oferecesse a alguém que precisava de um boost. Mas o meu mix para pancakes é fan-fudging-tastical.

      Já vi essa da willowbirdbaking e ela tem como sempre coisas de babar, mas curiosamente, acho chocolate a mais se é que é possível.

      Eliminar
    2. Tendo em conta que eu também acho que é chocolate a mais, sim é possível. Talvez por isso ainda não em tenha decidido a fazê-la.

      Eliminar
    3. E eu adoro chocolate, e com esta conversa toda vou beber chocolate quente hoje.

      Eliminar
  4. Ora bem, como em tudo na vida, não há razão nenhuma para não contornarmos as regras que nos impôem:
    - Dark Chocolate Brownie: http://cravingchronicles.com/2009/08/19/sinfully-dark-chocolate-brownies/

    A meu ver, fica lindamente com um creme deste género: http://suvellecouisine.blogspot.pt/2011/12/aros-de-iogurte-grego-e-bagas.html

    Salpicado com uns morangos, amoras e mirtillos... e talvez uma compota de frutos silvestres (caseira, que não queremos nada em pacote, pois claro)

    E voilá... um Triffle de Brownie de chocolate negro com frutos vermelhos... ai que já estou a babar... e se não o fizeres tu, faço eu ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mamãe adora um bom grego, eu também (mas iogurtes confesso que não sou esquisito, só não gosto de sobremesas tipo pudins) e acho que também está aí uma excelente sugestão para agradar a gregos e troianos até porque a tua receita é super simples considerando que não tenho que fazer os aros em filo, é só fazer o creme. Talvez juntando um coulis para fazer um swirl e lhe dar mais cor. Lá se vai o caramelo though... decisões decisões.

      Eliminar