terça-feira, 20 de março de 2012

Se quiseres alguma coisa, compra feito!

Adoro um bom livriche de cozinha de uma celebridade e quanto menos estiver ligada aos tachos melhor, a Gwyneth lançou dois (mas eu só lhe roubei os hamburgers de feijão preto) e portanto está em lista de espera e continuo cheio de curiosidade com o livro da mana da Sandra Bullock (que aparentemente é mais bolos) mas desta feita veio parar-me às mãos o livro da tia Oprah (a sério, a Oprah cozinha? Naaah, compra feito) que é uma colecção de receitas da "O" magazine (esta mulher é tão egocêntrica que só podia ser Aquário como eu) que não só são uma série de criações (ou vira-o-disco porque bolonhesa e carbonara não são propriamente criações culinárias dos chefs da Oprah) que sairam na revista e que estão agora compilados em livro.

É um livro bem editado, com fotografias lindíssimas comme il faut mas não mudou a minha vida como o "How to Become a Domestic Goddess" da Nigella Lawson (que está ainda vergonhosamente por editar em português) ou o "Feast" da mesma autora ao qual recorro quando quero receber alguém com comida saborosa que nunca falha e portanto se me tivesse passado ao lado nunca daria por falta dele. Acho que o meu problema com este livro é a falta de ponto de vista do autor. São tantos chefs, tantas colaborações que não passa de uma compilação, por muitos artigos sobre visitas e afins que o livro tenha não deixa de ter sempre uma aura forçada ao seu redor e as receitas não são nada memoráveis.

Além de personalidade falta-lhes ainda um fio condutor, uma temática que nos faça ir buscar o livro e honestamente, tirando o facto de estar em inglês, algumas das receitas são profundamente banais e parecem saídas de uma teleculinária qualquer.

Não é um livro que eu aconselhe a comprar a não ser que sejam fãs da Oprah (eu não percebo, mas eles andem aí) ou queiram um livro de cozinha bonitinho e bom fotografado mas que não tem nada de inovador ou transcendente.

Tirei quatro que quero experimentar e partilho duas convosco (ando um mãos largas é o que é) que têm como foco a minha fruta preferida: a manga que amo profundamente e são ambos vegetarianos (quer dizer, duh se é algo que eu vou fazer) que é mais uma prova que os vegetarianos comem algo mais do que saladuxas, embora uma das receitas seja um cocktail e por isso não conta propriamente.

Couscous de Manga
Chef Marcus Samuelsson

Ingredientes
  • 1 chávena de couscous
  • 2 c. sopa azeite
  • 1 dente alho picado
  • 1 manga , descascada, sem caroço e em pequenos cubos, cerca de 1 chávena
  • 1 pimento jalapeño, sem fibras ou sementes picado
  • 1/2 chávena passas sultanas
  • 1 tomate  maduro, em pedaços
  • Sumo de 1 lima (cerca de 2 c. de sopa)
  • 1/4 chávena coentros, picados
  • 1/4 chávena salsa, picada
  • 1/2 c. chá sal, ou mais a gosto

Preparação

Preparar o couscous de acordo com as instruções da embalagem. Separá-lo com um garfo e reservar.

Aquecer uma colher de sopa de azeite numa panela larga (um wok também serviria concerteza ) em lume forte. Adicionar o alho, a manga e o jalapeño, saltear até que a manga comece a ganhar cor, cerca de um minuto.

Misturar o restante azeite, couscous, passas, tomate, sumo de lima, coentros e salta e mexer de forma a uniformizar a temperatura pelos ingredientes. Servir quente ou à temperatura ambiente.


Cockail de Manga
Chef Colin Cowie

Ingredientes

  • 3/4 chávena vodka (o Chef sugere Grey Goose)
  • 1/3 chávena Cointreau
  • 2 chávenas polpa manga
  • 1/4 chávena sumo lima
  • Fatias de manga para decorar
Preparação
Num jarro grande, combinar os ingredientes e refrigerar até ficar bem fresco. Servir em copos de cocktail adornados de fatias finas de manga.

 Esperemos que a minha próxima incursão na tacharia dê mais frutos, mas duas receitas sem comprar o livro já não é nada mau.



11 comentários:

  1. Adoro manga. O Couscous vai sair de certeza.
    As coisas que tu descobres!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cóquitel também não me parece nada mau, quando vieres no Verão.

      Olha, diz depois o que achaste do couscous, tenho que ir ao Corte Inglés comprar jalapeños.

      Eliminar
  2. Ainda tenho de descobrir o que é!! LOL
    Ahhhhhhhhhhh são malaguetas!! Duhhhhhh!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas são malaguetas verdes, têm um sabor diferente.

      Eliminar
  3. Amei!!!
    Vou experimentar as duas num futuro próximo - sem grey goose, por muito fã que eu seja da Georgina, a minha carteira obriga-me a ficar entre o eristoff e o smirnov e já vou com sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada abaixo de Absolut... pelo menos Absolut.

      Eliminar
    2. Absolut também me parece bem.
      Se bem que, sejamos honestos, Grey Goose não só não é nenhuma fortuna, como nós até que merecemos. É tipo comprar uma caixa de godiva de vez em quando.

      E desde a Georgie que ando com vontade de experimentar os vodka gimlets, confesso.

      Eliminar
    3. E eu também, à pala da Georgie. Temos que fazer uma Succubus Party, mas tirando o gimlet, não sei mais o que faríamos.

      Eliminar
  4. Succubus party? I'm in!!! Bem, temos os vodka gimlet pela Georgie, o cheese fondue pelo Peter e... e...a não ser que queiras alinhar numa aula de salsa, assim de repente teria de reler qualquer coisita, porque além disso, e do Carter a beber vinho barato do pacote por uma palhinha, não me ocorre mais nada, para já... Mas eles têm vários jantares/idas ao bar/encontros na casa do Peter para tirarmos ideias...

    :D

    ResponderEliminar