quarta-feira, 14 de março de 2012

What Lies Beneath ou Blogs de Tachos

Por vezes, quando não tenho nada para fazer leio um blog (quase) de fio a pavio e um dos meus géneros preferidos é a tacharia, ou porque procuro inspiração ou porque o ponto de vista do(a) autor(a) me diverte. Uma das razões pelas quais eu não compro livros da Nigella traduzidos (além de das traduções serem duvidosas e quem traduz inventa ingredientes quando não os sabe) é manter a voz dela sempre presente na minha mente, ela seduz-me vezes sem conta (especialmente quando diz luscious, intense and delectable chocolate) e eu (como é suposto) adquiro os livros dela, assim ela fica (ainda mais) milionária e na minha cabeça eu tenho uma grande amiga que fala de comida como quem fala de sexo.

Não que eu precise de uma grande desculpa para falar da Nigella, mas é um exemplo de alguém que não é uma chef classicamente treinada conseguiu leitores pela personalidade, pelo tongue-in-cheek.

Há trocentos blogs de tachos, uns são mais uma colecção de receitas online (e eu nesses não vou tocar, porque são uma questão de organização e não destinados a um público), mas outros são artigos, partilhas e fotografias (ui, as fotografias) e esses... ai esses até dói.


Não consigo deixar de rir quando, numa era em que beca beca igualdade beca beca, vejo os posts começarem por "Olá amigas/queridas/meninas/ninas" (ninas então é um chuchu) não só transforma (na minha mente elas ficam logo com 12 anos) como me apetece logo ir embora. Sim, porque só as mulheres escrevem sobre cozinha, não há homens profissionais no mundo da culinária, yada yada yada.

Mas pior que isso é a completa e total falta de interesse nos textos, posts, posts e mais posts de massa com carne e carne com massa (a sério, em 10 receitas, 7 são de massa, chegando ao ponto de haver massa com massa), não que eu não coma massa alegremente todos os dias se fosse caso disso, mas num blog... ver foto atrás de foto de tagliatelle mal cozido, por favor. E já agora, se vão fazer um post em que a estrela da refeição é o camarão panado congelado do Pingo Doce (que meter a fritar já é uma tarefa de proporções épicas), façam-nos um grande favor e dêem-lhe um twist, um shot, uma lambidela, qualquer coisa para me fazer ponderar sobre a razão pela qual eu ainda estou a ler o texto (para além de curiosidade mórbida), criem uma situação, descrevam a compra, que andaram à tareia com uma cliente do supermercado, que viram uma velhinha inocente a roubar uvas como se não houvesse amanhã. Agora se o foco não são as receitas (porque estão em toda a parte), as fotos (porque convenhamos que fotografar comida não é tarefa fácil) então façam com que o texto seja a estrela, caso contrário acabam em dissertações destas.

E já agora, quando compram uma máquina nova, tipo a Bimby (até tremo), a Actifry (que segundo o N. já não é a primeira vez que entra em combustão espontânea) ou algo do género, não nos aborreçam com trocentas receitas feitas nessas máquinas. Criem um blog temático tipo "As Aventuras da Arrabécia com a Bimby" ou "Arrabécia Actifrita", ou em alternativa, porque não esmiuçar a receita e dizer "caso não tenham isto em casa, então podem optar por <inserir opção>". E para finalizar, besuntar quatro tipos de carne com vinha de alhos e espetar com eles na máquina não são quatro receitas diferentes, são quatro idas diferentes ao supermercado.

P.S. - E não chamem ao vosso blog "Os Cozinhados da Arrabécia", é tão absolutamente pedestre e desinteressante que morre um gatinho cada vez que uma saloia usa esta fórmula para nomear o blog. Pensem nos gatinhos.

P.P.S. - A desvirtuação da frase anterior com gatinhos tem a sua autoria aqui

11 comentários:

  1. A tua curiosidade morbida por blogs de culinária é iguala à minha por blogs de fashionistas portuguesas.. divertem-me de uma forma tão retorcida que quando os começo a ler/ver não consigo parar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blogs de fashionistas portuguesas também é muito bom, é só regurgitar imagens de fashion weeks, malinhas que vêem nos sites e sapatixos, e depois quando vês as autoras, é tudo Made in Zara com umas pitadas de Made in Pafois.

      Eliminar
  2. não há nada como dar uma lambidela ao camarão panado congelado do Pingo Doce... e ficar com ele colado na língua :)

    até me deste vontade de criar um blog com o título Os filmes do Ricardo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro a "Sabedoria de Moura" ou o "Axasteoquê", se não levares a mal. :)

      Eliminar
  3. O meu, que ainda está em fase embrionária, chama-se "from scratch tastes better" (sim, eu sou uma snob, e mixes, se não forem "caseiras" é para quem não sabe fazer) e usei "theclumsybaker" para o endereço (estava dividida entre os dois)... mas ainda não está online, por isso ainda vou a tempo de mudar XD

    Agora estou a ponderar criar um para livros - e voltar a ter um LJ não temático - e depois deste texto, "As leituras da Sónia" é a primeira coisa que me vem à cabeça hi hi hi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto do título e do endereço.

      Dos de baking, claro está, agora as leituras da Sónia é que não, não me faças gomitar.

      Eliminar
    2. hehehhehe
      just kidding. Deve ser na onda do darktalynn reads ou melhor ainda, talynn's read-o-meter, que é para combinar com o mood-o-meter do LJ e o diet-o-meter :)

      Eliminar
    3. Pensa melhor, deves ter uma ideia melhor.

      Eliminar
  4. Gostei bastante desta tua dissertação, ainda que ache que só lemos os blogs que queremos. Talvez nem toda a gente tenha a mesma capacidade de escrever - como tu tens e muito bem :) - e tenham um blog apenas porque é uma fuga à sua vida e/ou problemas diários.
    De qualquer forma não deixas de ter razão - especialmente na questão do camarão PD.

    Quanto a máquinas e afins... eu tenho uma bimby (upsi daisy) e coloco muitas receitas adaptadas a ela. A questão é que, para mim, aquilo é uma panela e portanto em vez de dizer "deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 10 minutos" digo "programar 10 minutos, vel. 1 , T 100º"... acho que não há muita dificuldade em adaptar... mas na volta devia pensar em colocar a forma tradicional também... e olha, acabei de ter uma ideia.

    Bem não me alongo mais... mas gostei mesmo do que aqui encontrei ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su, claro que ninguém nos aponta uma Magnum para ler seja o que for, mas verdade seja dita o que publicamos online está sujeito ao escrutínio de quem lê. Porque não queria que ninguém fosse importunado por alguma forma de cyber-bullying (eu tenho uma quota de palavras em estrangeiro que tenho que usar por dia, desculpa) os autores dos blogs e os respectivos foram deixados de lado. Além do camarão panado também encontrei uma pérola que postou a receita que vem no verso do pacote de farinha para a máquina de fazer pão, mas achei que o camarão tinha mais piada.

      A Bimby, a Bimby, a minha irmã quer converter-me em bimbólico mas eu continuo a sonhar com uma Kitchen Aid para fazer muitos bolos e neste momento não tenho necessidade mas ter as receitas nas duas versões é sempre muito mais útil a não ser que o blog seja centrado na Bimby e aí percebe-se perfeitamente.

      Obrigado pela visita, espero que continues a gostar ainda que eu não fale só de comida (mas falo muito, por isso não há grande stress), eu vou continuar a seguir o teu que acho de muito bom gosto.

      Eliminar