terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Da Nigella para mim para a Mafalda

Quem me conhece sabe que o acto de dar receitas não é propriamente algo que faça de mão beijada (nem de mão com nada honestamente) porque ligo-me emocionalmente a uma série de instruções para preparar comida e depois custa-me partilhar porque fazem parte de mim e do que eu partilho com os que me são queridos.

É irónico que eu que vasculho alegremente blogs de tacharia depois não partilho receitas, verdade? Sim, verdade, não obstante além de não significar que não o faço nunca faz com que as poucas vezes que partilho sejam especiais.

A minha irmã dizia que eu fazia bem mas depois dizia-me para não me preocupar porque feito por mim saía sempre melhor (falava da minha Apple Pie que não faço há muito tempo) e encorajava-me (afinal de contas, os signos de ar unem-se) mas obviamente que há excepções.

Escrevi aqui algures que ia gratinar gnocchi para o meu jantar de Natal e a minha querida Mafalda pediu a receita e ela merece, estamos tão longe que não podemos estar juntos o quanto gostaríamos e agrada-me a ideia dela cozinhar uma receita que partilhei com ela, ainda que não seja originalmente minha.

A Nigella já me tinha seduzido com a ideia de fritar gnocchi, embora eu não pertence à nobre casta da Tia Paula Deen que frita maionese não quer dizer que não aprecie um frito de quando em vez, posso sempre dizer que sou posh e que como só tempura (que basicamente são peixinhos da horta étnicos) e deliciou-me com uma versão quasi ordinária dos gnocchi ao fritá-los (ordinária gastronomicamente porque fritar é uma tornar um prato mais vulgar ao fritá-lo e digo isto à laia de elogio) e pensei "que ideia fantástica" e ela presenteou-me com o casamento dos gnocchi com queijo gratinado numa receita tão estupidamente simples que resulta sempre.

Deixo apenas uma nota que isto é um prato que (ao contrário da vingança) não se come melhor frio porque os gnocchi vão absorver o molho do gratin e ainda que comestíveis estarão longe do seu esplendor original. Ela aconselha fazer isto com os gnocchi disponíveis na secção de frescos, mas eu fiz com os da Garofalo e resultou na mesma.

Vão precisar de:

250g de mascarpone
60 ml (ou uma chávena de expresso) de leite gordo
4 c. sopa queijo parmesão ralado
sal, pimenta e noz moscada q.b.
2 embalagens de gnocchi (de 400g ou 500g)
2 c. sopa pão ralado

Pré-aquecer o forno a 200º e ferver água para os gnocchi.

Bater o mascarpone numa tigela com o leite e depois aquecer até a mistura começar a ferver, tirar do lume, adicionar 3 colheres do parmesão e misturar até ele derreter e aproveitar para temperar (provem antes de lhe juntar o sal) entretanto cozinhar os gnocchi como dita a embalagem, escorrê-los e envolvê-los languidamente (é uma receita da Nigella, tem que ser) e colocar num prato fundo que permita colocá-los sem grandes sobreposições e polvilhar com o pão ralado previamente misturado com o restante parmesão.

Gratinar durante quinze minutos, retirar do forno e deixar arrefecer 5-10 minutos e servir de seguida.

Ide, ide gratinar gnocchi ou fritá-los que também não é nada má ideia.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. É de babar e nada impede de usar outros queijos mais fortes ou juntar nozes picadas por exemplo.

      Eliminar
    2. Pois, queijos para mim seriam mais suaves, não mais fortes, mas as nozes são uma excelente ideia... ou pinhões, se bem que esses é mais no penne al pesto.

      Aiiiiiii, cozinha italiana, porque tinhas de ser tão boa?!?!

      Eliminar