segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cup of Coffee


Quando era miúdo, adolescente, jovem adulto, sempre odiei café. Era uma coisa que eu não percebia porque é que as pessoas bebiam, sendo a água a minha bebida de eleição nunca percebi.

Quando trabalhei numa loja há uma década atrás, comecei a fazer pausas e depois não havia nada para fazer naqueles dois minutos incrivelmente estúpidos e comecei a beber café.

Mesmo assim não sou apreciador e consumia-o de forma voraz. O meu recorde são 25 cafés num evento em que estava a dar workshops e geria n coisas, foi um fim de semana que parecia o "Pai Tirano" quando o casal pede pastéis de bacalhau e davam-lhe copos de vinho. Assim era eu, então dê-me um café duplo, dizia eu enquanto ia fumar um cigarro (ou dois ou três) até à fase seguinte.

Depois mantive o hábito, mas só me faz mal, agrava as minhas insónias e faz-me tremer as mão.

Ontem deixei de beber café, estive o dia todo pasteloso e cheio de dores no corpo, quando estava na auto-estrada cheguei a pensar que se precisasse de reflexos rápidos não iria conseguir reagir.

Hoje continuo neurótico, mas depois passa.


7 comentários:

  1. eu não passo sem café... não me tira o sono... :)

    ResponderEliminar
  2. Nem de mais, nem de menos - dois por dia, no final das refeições principais e fazendo parte obrigatória das mesmas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, não consigo sequer beber a seguir ao jantar caso contrário nem durmo. Percebo o ritual do café mas destabiliza-me facilmente. Hoje já está a ser pacífico.

      Eliminar
  3. eu tenho uma data de máquinas em casa. há um ano comprei uma delta Q, há 20 anos a minha mãe deu-me já uma bem usada cafeteira, daquelas que se mete a água em baixo, o filtro com o pó no meio e enrosca-se e o café sobe com a fervura da água. depois, há uns meses ofereceram-me uma das de filtro. confesso que habituei-me a essa e de manhã lá vai um pão de cereais, ou dois :D, com qualquer coisa e uma caneca desse café. e fico bem todo o dia. quando bebo a bica, já não me sabe tão bem, já que estou tão acostumada ao americano. na rua, até costumo pedir um abatanado e tudo...
    mas quando tenho dor de cabeça necessito de um café normal, sim. não me acontece muitas vezes, contudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver que se escolher um preferido seria o americano, porque gostava do ritual da caneca bem grande a ler ou a ver televisão.

      Eliminar
  4. Por acaso foi vício que nunca tive. Não resisto a um bom cappuccino, mas café por si só nunca me fez nada, nem insónias nem surtos de adrenalina.

    ResponderEliminar