quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vamos lá aventar





Lembram-se deste post? É provável que não mas por isso é que coloquei o link para irem lá ver.

Prémios da blogaria sempre me fizeram confusão e não, não vou falar dos selinhos e estampinhos que se distribuem como meros galhardetes de divulgação porque vão achar que sou um menino triste porque ninguém lhe dá selos, não dão porque eu não quero, a sério... Não... é mesmo a sério, bah, se não acreditam quando vir uma treta dessas eu peço um para colocar no meu blog para verem que não é inveja pela aparente indiferença (o meu número de seguidores não reflecte os meus leitores, volta e meia ouço "Bem, no outro dia li o teu blog..." e eu penso "Lês o meu blog?" mas voltando à ideia original prémios da blogaria em Portugal parece-me sempre tudo... piqueno, nunca os acho relevantes e nunca me fascinam. A maioria dos blogues que se tornam super populares passam a ser um rol de publicidade que me mete nojo (um dia ainda pego no mote do "Eolo versus creme La Mer) especialmente quando é disfarçada, se for à descarada eu engulo agora no outro dia um grande post sobre a criancinha não comer fruta e toma lá essenciais da Compal, perdoem-me mas eu só gosto de ser comido por estúpido quando me convém.

Com a aventar por aqui, eu dei um saltinho aos blogues de tachos e fiquei horrorizado, vi coisas atrozes, comida mal fotografada que eu jamais publicaria e fiquei cheio de vontade de guardar uma série de links e mandar para o cook suck (que basicamente goza com más fotos de comida) e eles tinham material para 2013 inteiro. Repitam todos comigo "O instagram não faz ninguém ser um bom fotógrafo; apenas aplica um filtro nas vossas fotos", graças a (mais uma) esta rede social somos inundados com os almoços e jantares de todos e mais alguns. E depois há aquelas que são tão más que tu pensas... "ó bébé... ao menos passa isto pelo filtrinho do instagram" (não, eu nunca estou satisfeito com nada).

Irrita-me ver blogues com receitas copiadas sem referência ao autor em que alteram um ingrediente e dizem "Epá, deu-me na veneta e inventei bolo de Nutella!" e tu reconheces a receita da Nigella porque já a fizeste. Irritam-me cinquenta fotos de coisas à brás ou arroz mal cozido e tratarem-se todas por amigas, irritam-me blogues que servem como veículo de venda de produtos serem alvo de votação para prémio porque convenhamos, nada contra vender produtos via blog mas 10 posts com potes de marmelada e preços não são propriamente a primoria da escrita criativa.

E por fim irrita-me que os bons blogues com bons textos, com alma e boas fotos nem sequer tenham uma menção, parece tudo um compadrio onde todos têm muitos seguidores porque se seguem uns aos outros e a vida é um carrossel.

Este post podia intitular-se "A inveja é uma coisa muito feia", ah e tal porque não fui nomeado para nada (e desta feita não porque não quero mas porque não sabem que eu existo) mas a verdade é que os "sabores" são uma experiência de escrever em português depois de anos de anglovício para quem sabe um dia escrever algo de jeito. Mas não é inveja, não escrevo assiduamente (como deveria) por aqui para entusiasmar followers, interajo pouco com outros bloggers para estimular as visitas e por isso passo pelos buracos da chuva. É uma frustração quando vemos algum tipo de evento em que se reconhece determinado

Já agora no aventar, votei no Axasteoquê que ainda que eu raramente concorde com ele, é um dos melhores trabalhos de blog no cinema em Portugal, tivesse eu a disciplina dele.

8 comentários:

  1. Olha eu nem sabia que havia esses tipos de concursos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e atenção que há lá blogues com muito mérito, mas outros... blhec. E só me dediquei aos dos tachos mesmo.

      Eliminar
  2. Opá!!!! Já somos dois, que também não digo nada de jeito. Nem moda, nem política, nem nadinha. Só mesmo coisas de psicopata de andar por casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos, mas o gif animado da Samantha não é brilhante? Só ele vale o post todo! :D

      Eliminar
  3. Fui ver o cook suck (omg, omg, omg). E eu que pensei que já estava vacinada contra os blogues-que-contam-os-feitos-heróicos-das-criancinhas…
    Por outro lado, vê mas é se blogas mais, que estamos aqui todos à espera.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão querida Cris, 2013 pretende que seja um ano em que eu escrevo mais.

      Eliminar
  4. Ora aqui está o post ansiado.
    Pois - aqui entre nós que ninguém nos ouve - também me faz confusão ser uma espécie de "vira o disco e toca o mesmo" ... mas pior... sabes que se pode votar 1x por dia?!?! Mas que raio de votação é esta ?!?

    Faz-me lembrar um concurso que houve por parte da CUFF de blogs de mães, e cujos prémios até dariam jeito a muito boa gente, e acaba a ganhar uma senhora que é altamente VIP e até comemora aniversários da pequena criança a jogar GOLF - ok, aqui é a minha lingua viperina - e que não precisava daquilo e nem tão pouco da publicidada.
    Não se trata de inveja, trata-se mesmo de achar que há demasiada fantochada... e para isso já temos que baste na politica.

    Enfim... e só me pronunciei por aqui porque realmente este é um tema que me cansa...

    Beijinhos... e por favor, tenta andar por aqui mais vezes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A votação diária é para imitar o sistema tipo People's Choice Awards, o problema é que vivemos em Portugal dos pequeninos e é uma parvoíce.

      Sim, embora não saiba o episódio a que te referes, é sempre assim.

      Vou tentar escrever mais por aqui Su, fazia-me falta.

      Eliminar