sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Eolices em Fevereiro #1


Uma vez que Fevereiro é o mês do meu aniversário vou fazer pequenos posts com coisas sobre mim, não esperem qualquer coisa de transcendente é mais um meme egocêntrico do que outra coisa.

Eu adoro perfumes, gosto deles fortes e que cheirem a flores, jasmim, rosas, folhas de violeta ou então o aroma cítrico da bergamota e embora use alguns em rotação diária porque um dos meus rituais é sair de casa perfumado (e de banho tomado, já agora) o meu preferido é o Fahrenheit da Christian Dior criado por Jean-Louis Sieuzac e Maurice Roger em 1988. Curiosamente, Jean-Louis Sieuzac foi também o criador de Opium de Yves Saint-Laurent, que é o perfume preferido da minha mãe e foi criado no ano em que eu eu nasci.

Lembro-me do primeiro dia em que o cheirei como se fosse hoje, tínhamos sido convidados para uma festa de aniversário à última da hora e fomos a uma perfumaria em busca de um presente. No meio dos perfumes todos lembro-me quando o cheirei e disse "Mãe, este não, porque eu quero usá-lo e não quero cheirar ao mesmo que o !", a minha mãe riu-se e acabou por comprar outra coisa qualquer. Na altura tinha dezasseis anos e lembro-me que uns meses depois a minha mãe ofereceu-me como sendo o meu primeiro perfume de adulto e esse cheiro acompanhou-me para (literalmente) todo o lado sendo muitas vezes associado pelos meus amigos mais próximos como "cheira a Eolo", lembro-me da VS me contar que um dia procurou por mim na Feira da Ladra porque lhe cheirou a Fahrenheit e depois parou e chegou à conclusão que a probabilidade de eu ir à Feira da Ladra seria baixíssima, ou da G. estar em Hong Kong, entrar numa perfumaria e mostrar a uma amiga nossa, a S. "This is what Eolo smelss like.", fui fiel durante cerca de 14 anos em que não queria ter outras opções mas hoje (como tinha escrito antes) vou trocando e mantenho o Fahrenheit para opções especiais, há muito tempo atrás não conhecia ninguém que o usasse, hoje tenho agradáveis memórias como da B. quando passeávamos pelo Chiado dizer-me que durante anos foi o perfume dela, de uma outra pessoa numa outra vida mas que o mantinha na sua memória com carinho. Ou da T. me dizer que era o seu perfume favorito e que tinha vergonha de o admitir porque o descobriu através de mim e acharia que eu ficaria ofendido pelo pseudo-plágio (au contraire, é até lisongeador), recentemente a L., durante as minhas férias, disse-me que o adorava e que o oferecia sempre aos seus namorados (pancas de uma aquariana claramente).

Quando me perguntaram "perfumas-te para ti ou para os outros?" na altura respondi algo como "Perfumo-me para mim, mas alegra-me criar uma memória olfactiva nos outros."

5 comentários:

  1. Usei muito o Fahrenheit. Continua a ser o meu perfume - aquele de que não me esqueço nunca - mas já não uso.
    No entanto não entro numa perfumaria sem olhar para o Fahrenheit e pôr um pouco nas costas da mão.
    Cheiro e digo para comigo - este sou eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já entrei numa perfumaria, virei-me para a vendedora e disse-lhe "Importa-se que eu me perfume? É que sou supersticioso e que saí de casa e esqueci-me?", ela riu-se e disse-me "Esteja à vontade, todos os dias fazem isso mas o senhor foi o único que me pediu!"

      Sê benvindo Pedro.

      Eliminar
  2. Já percebi que para além do mês de aniversário, também temos em comum a paixão por perfumes. Achei curioso teres o mesmo perfume de eleição há tantos anos. Eu já mudei umas quantas vezes de perfume preferido, mas nos últimos anos mantenho-me no 212 de Carolina Herrera. Conheci-a através do AquaFlore, pena que já não exista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem as más línguas que os homens são mais fiéis aos perfumes que as mulheres.

      AquaFlore?

      Eliminar
  3. AquaFlore foi o 1º perfume que me fez gostar de Carolina Herrera. Pena que já não tenho nem uma amostra. (Sou coleccionadora daqueles frasquinhos de amostra).

    ResponderEliminar