terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chopra Center Meditation - Energy of Attraction - 21 Day Meditation Experience

Começou ontem um novo ciclo de 21 dias de meditação no Chopra Center Meditation com o título "Energy of Attraction" e o duo Chopra-Winfrey como chamatriz.

Os últimos meses têm sido um corropio de emoções, confusões, alguma angústia e adaptação e há cerca de duas semanas, porque é sempre alguém que nos observa, perguntaram-me: "Mas porque é que deixaste de meditar?" e a verdade é que não consegui responder de forma credível.

Nos últimos dias tenho dado boleia a um amigo que está em formação na sede da empresa dele que fica perto do meu trabalho e falávamos sobre o meu regresso à meditação diária e ele dizia como era estranha a nossa reacção a algo que nos faz bem, traz alguma tranquilidade e nos faz estar prontos a reagir ou pro-agir no nosso dia-a-dia e ainda encaramos como uma tarefa como "tenho que ir passar a ferro" ou algo semelhante a tarefa em vez de encararmos como algo que nos dá prazer que nos centra e melhora a nossa qualidade de vida.

Mais uma coisa à qual não sei responder, talvez seja derivado da nossa actual forma de vida, está tudo ao alcance de um clique, de uma passagem pelo dedo em gadgets, os filmes, as músicas, os livros e uma série de coisas está ao alcance de uma vontade muitas vezes passageira quiçá caprichosa de termos tudo num instante.

Hoje de manhã antes do pequeno almoço enquanto me preparava para o pequeno ritual que me liberta por momentos do mundo e que me prepara para o dia dei por mim a sorrir, contente porque ia fazê-lo.

Mas isto é como tudo, a periodicidade, o instalar da "rotina" no nosso dia e fazer tudo por não saltar um dia para não se tornar como uma actividade em que não fazemos, sentimos alguma culpa e no dia a seguir usamos a frase que o Garfield usa para as dietas, "Amanhã começo, sem falta.".

4 comentários:

  1. nunca fiz meditação, não da do género que aqui referes. alguns exercícios de relaxamento, mas agora dou por mim a apreciar mesmo essas tarefas que antes eram obrigatórias. até engomar, ou coisas assim caseiras, e faço-as devagar e no dia-a-dia não dou por mim a caminhar rápido, não, devagar, a apreciar o momento, esse momento. e acordar cedo e tomar o pequeno-almoço devagar e ainda ter tempo para fazer festas aos gatos antes de sair de casa. e fico feliz por ter 4 minutos para isso de manhãzinha. :)
    até o facto de fazer a viagem muito cedo e depois à noite não é mau. não tenho tempo de viver a cidade, mas leio muito. se calhar não o podia fazer se vivesse mais perto. :)
    é apreciar o que temos, e temos muito e não temos consciência do quanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meditar acaba por ser extremamente amplo, o que tu descreves também pode ser um processo de meditação.

      Eliminar
  2. Eu medito a tomar duche e por vezes quando vou para a cama, recordo o dia passado e penso no futuro...
    Mas meditação a sério, nunca fiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, isso é uma prática de meditação também. A do final do dia era uma das coisas que a minha irmã fazia diariamente, começava o dia desde o acordar até ao momento em que se deitava e reflectia sobre as acções do dia. :)

      Este tipo de meditação podes começar quando quiseres.

      Eliminar