quinta-feira, 9 de abril de 2015

Livros de tachos!



Há quatro autores que revolucionaram a maneira como eu cozinho, a maioria não são chefes e é exactamente por isso que eu me identifico, a Nigella Lawson, Rose Levy-Beranbaum, Tessa Kiros, Matt Lewis e Renato Poliafito e por fim a Christina Tosi.

Embora eu cozinhe desde os 12, activamente desde os 20 desde que me tornei vegetariano, até 2007 a minha culinária era constituída por meia dúzia de pratos que faziam sempre sucesso e eu nunca fazia outros porque não sabia o que fazer.

Em 2007 comecei avidamente a adquirir livros de cozinha, já são dezenas (hey, a partir de vinte posso escrever dezenas) e os meus preferidos estão empilhados na sala (porque não tenho espaço nas estantes e ficam mais à mão de semear) usando-os por vezes à letra outras vezes como inspiração.

A Christina Tosi revolucionou a minha bolaria, quando eu era complexado porque não conseguia decorar os bolos todos pipis e parecia tudo um acidente automóvel, as técnicas de camadas de bolo e cobertura, molhar os bolos com um xarope para alterar a textura e partir daí tudo mudou radicalmente consigo fazer bolos de um sem número de sabores.

Esperei ansiosamente pela continuação do primeiro livro e ontem assim que o vi na Amazon comprei a versão Kindle imediatamente, não li reviews e pensei "Ela cumpriu o que prometeu.", acho que foi das maiores desilusões literárias que alguma vez tive. Pratos banais, repetidos e limitados. Meus queridos $30.

Dei-lhe duas estrelas na Amazon porque a senhora escreve bem e há meia dúzia de receitas que se aproveitam.

2 comentários:

  1. E não a Lorraine Pascal? Eu não sei cozinhar, mas fico a babar-me a ver esta "gaja" a cozinhar. Se fosse hetero casava-me com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi! Tenho que ir procurar. Mas a Nigella eu casava com ela. (hipoteticamente)

      Eliminar