segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Siblings

Não falava com o meu irmão há pelo menos um ano e meio, somos muito diferentes, há coisas que se perdoam mas não se esquecem e lamentavelmente não é uma pessoa que faça parte do meu quotidiano, por vezes (e perdoem a franqueza) até me esqueço dele, da mulher e dos filhos.

Foi diagnosticado um linfoma à mãe, mais uma forma de cancro maligno que nos persegue na família, já iniciou três ciclos de quimio mas  cada vez que começa, passado três dias os níveis descem drasticamente e ela tem que ser operada.

Não estou optimista, nunca estive, senti a sombra do Grim Reaper desde o início e acho sempre que estou a projectar o que aconteceu com a minha irmã. Acho o percurso muito parecido, acho o discurso muito parecido e acho que tudo se aproxima rapidamente.

Temos falado mais vezes, pelo menos uma vez por semana e estamos tão desligados que não sei se lhe faz bem ou mal, se lhe devia ligar mais, se ele gosta que ele lhe ligue.

A vida dá muitas voltas...

14 comentários:

  1. fuck.. problemas de saúde são muito muito chatos :s
    espero que corra tudo bem, melhor do que pode parecer que vá correr.

    quanto ao teu irmão, não sei que relação tiveram até agora, eu por exemplo tenho um meio irmão mas para mim nunca passou de um desconhecido que as vezes vinha almoçar connosco. é certo que ele agora tem sido muito bom para a minha mãe, que não lhe é nada. mas nunca tive uma relação com ele.

    tens que conseguir perceber o que pensa o teu irmão sobre isso, nem que lhe perguntes ou assim. não tem problema ser-se directo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, muito chatos mesmo.

      O teu meio irmão dar atenção e ajudar é excelente. O meu irmão foi criado comigo, fins de semana, férias, por isso até à minha adolescência tivémos uma ligação forte, mas no final somos demasiado diferentes em todo o tipo de temas, políticos, sociais, raciais, etc etc.

      É muito difícil perceber seja o que for e perguntar é estranho "Olha, gostas que te telefone para saber como estão as coisas?", é o mínimo que se pode fazer nem que seja por educação, a mãe dele é muito querida e sempre me tratou muito bem.

      Eliminar
  2. Depreendo pelo que dizes que ele é teu meio irmão, filhos de mães diferentes.
    Mesmo entre irmãos normais há tanta vez desavenças, que eu não consigo compreender e que no caso da minha família tento mesmo remediar sem grande sucesso.
    Mas penso que os momentos difíceis ajudam por vezes a que relacionamentos difíceis se tornem menos difíceis. No meu caso, a morte de uma irmã ajudou, mas foi sol de pouca dura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na perda da minha irmã, o meu irmão nem sequer me telefonou, mas não levo a mal porque como tinha escrito não temos nada em comum e neste momento ele não é pessoa com relevo para mim, se me ligasse amanhã a dizer que ia trabalhar para o Bangladesh, simplesmente encolhia os ombros porque não me faz falta nenhuma. É uma pessoa preconceituosa e interesseira com horizontes muito fechados que pouco ou nada me trazem tirando algumas chatices.

      Faço mais pela mãe dele, porque sempre consigo perceber como é que ele está e não massacro a senhora porque estar sempre a falar da doença ainda é pior e poupo-a a isso, espero que o meu irmão lhe diga que ligo, mas não espero milagres.

      Os irmãos do meu pai são 6 e há sempre confusões e discussões e diz que disse, não tenho muita paciência para ser sincero.

      Eliminar
  3. Não tenho irmãos. Tenho três meios irmãos (dois de mãe e um de pai). Já tive quatro, outro de pai, que morreu em 1999. Não o conhecia bem. Estivemos juntos em algumas ocasiões e eu era muito pequeno. Não conheço o outro meio irmão de pai. Ele conhece-me (é bastante mais velho), mas as recordações são só da sua parte.

    Logo, apenas me relaciono com os de mãe. Uma meia irmã e um meio irmão, que viveram sempre entre a casa da nossa mãe e dos respectivos pais (somos os três de pais diferentes). Dos dois, mais com o meu meio irmão porque a sua idade não dista assim tanto da minha (ela, por sua vez, é da tua idade; mais, vi a tua data de nascimento no fb por acaso: nasceste no mesmo dia, mês e ano da minha meia irmã). ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho pessoas que me são tão queridos como irmãos, uns perto, uns longe e são esses que contam para mim.

      A tua irmã deve ser uma pessoa particular no mínimo. ;)

      Eliminar
  4. Talvez ele precisa que tu lhe abras os olhos...quem sabe? ;)

    As melhoras :)

    Abraço forte :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parte do respeito é ser mútuo. É-me indiferente se ele abre os olhos, porque não é apenas isso, são posições e atitudes que vão para além de mim e julgam todos os outros. Se tiver que abrir os olhos, que se encha de amor e deixe de ser mesquinho mas há muito tempo que é pouco mais de um nome.

      Em relação às melhoras, a ver vamos.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. sinto muito pela tua mãe. sei bem o que estás a passar. bem demais. quanto a irmãos, isso também me é familiar. não que seja ele preconceituoso, mas tem outros problemas mais graves. todavia, já passaram três anos e nos últimos tempos a família tem-se afastado - os irmãos da minha mãe - de modo que nós os dois temo-nos apoiado um ao outro, eu mais a ele, se bem que não é nada fácil. às vezes, penso que sou tipo o atlas...
    bem, nenhuma família é perfeita e tentamos darmo-nos da melhor maneira.
    bjs e tudo do melhor para ti. pelo menos tens amigos e isso é tão mais importante que a família de sangue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a minha mãe Margarida, é a mãe dele, mas é de lamentar na mesma.

      Família não se escolhe e os amigos sim e eu tenho bons amigos.

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Costumo dizer que sou mais do que um código genético. E para mim, os irmãos são aqueles que amamos e com os quais sentimos afinidade. Há quem se ofenda quando digo isto, mas é a minha meneira de ver.
    Lamento tanto a situação da senhora... Como costumo pensar nestes casos: que esteja confortável na medida do possível tendo nos ultimos tempos de vida alguma alegria e que parta em paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Blood is thicker than water" dizia um amigo meu e eu respondia "so what?". As relações sejam de que tipo for constroem-se mediante as atitudes de um para o outro, não digo que eu também não tenha a minha parte de culpa, a culpa nunca morre solteira.

      Não sei se ela parte para já ou não, só te digo que não estou optimista.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Nos últimos tempos nada mesmo. Mas percebo a "sabedoria" de Moura.

      Eliminar