quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Un gâteau pour maman

Pois é, mamãe vai fazer anos no Domingo e eu estou cheio de vontade para lhe fazer um bolo de aniversário e tenho quase a certeza que será "Boston Cream Pie", que na realidade não é nenhuma tarte mas sim um bolo recheado com creme pasteleiro (daquele caseiro, amarelo claro e não aquele fluorescente que vemos nas bolas de Berlim) e com uma ganache de chocolate preto por cima.

Não vos consigo precisar quando é que a minha mãe deixou de fazer bolos, tenho memórias vagas em criança na cozinha a vê-la fazer bolo de chocolate e o meu irmã a comer a massa crua nas varetas da batedeira. Bolo de chocolate foi das primeiras coisas que eu aprendi a fazer e também fiz bolo de pacote com doze anos, era da Oetker há que assumir as coisas, se hoje me horrorizo com bolos feitos através de misturas pré-feitas, foi assim que aprendi a fazê-los. Depois comecei eu a fazer e ela deixou-se disso, talvez porque eu os fazia com regularidade e não tínhamos vinte pessoas a viver lá em casa, mas sim vinte. Houve receitas que coincidiram com tarefas menos boas como Pão de Ló e a Apple Pie que ficaram associadas a perdas ou fases menos boas e então evito fazê-las.

Gosto imenso de experimentar com bolos, fazer sabores menos esperados e ter camadas diversas e complexas, mas a minha mãe não se deixa seduzir pela complexidade, reclama porque prefere coisas mais simples e eu por defeito complico, assim serão sempre as mães e os filhos.

Hoje quero ver se consigo fazer o bolo e se ela aprecia a minha tentativa de descomplicar, depois logo vos conto como ficou.

11 comentários:

  1. eu gostava de saber fazer bolos mas também nunca me meti na aventura. ando a fazer gelados caseiros e ficam mesmo bons!!!

    depois deixa aqui uma foto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gelados caseiros não faço porque não tenho máquina, tenho algumas receitas de "no churn ice-cream" mas nunca fiz, por um lado por preguiça por outro porque tenho a Nannarella ao fundo da rua.

      Fazer bolos acima de tudo relaxa-me, começa com receitas básicas e depois vai aumentando o grau de dificuldade, recomendo-te um livro de bolos, tartes e coisas de forno da Nigella Lawson chamado "How to Be a Domestic Goddess", compra de preferência em inglês online porque não só é mais barato como a tradução das receitas deixa a desejar e já vi ingredientes trocados.

      Eliminar
    2. eu faço os gelados sem maquina nenhuma xD tenho é de bater bem as natas à mão :P

      hmm, vou pensar nisso :P

      Eliminar
  2. Não tenho jeitinho nenhum para fazer bolos... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prática, prática. Ou entâo participas a comê-los porque parte do prazer de fazer bolos é partilhar com pessoas que gostamos, por mim falo.

      Eliminar
  3. Cozinhar, desenrasco-me até bastante bem, mas em doçaria, nada, mesmo nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcamos um encontro que eu trago um dos meus, tu trazes uns salgados. ;)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Porque não, cortesia da Nigella Lawson! ;)

      http://newcookontheblock.wordpress.com/2009/09/06/nigellas-boston-cream-pie/

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar