quinta-feira, 14 de novembro de 2013

I live for the applause-plause...

Estou a 3/4 do "Corredor de Fundo" e entretanto dei duas escutadelas pelo álbum novo da Gaga, ée no mínimo pretensioso, somos invadidos por todas as inspirações da Gaga ao mesmo tempo, não é um álbum subtil nem o pretende ser. Confesso que inicialmente achei que o ia detestar mas duas escutadelas provaram o contrário, não o amo de paixão, não é o meu álbum dela preferido, não é o melhor dela mas primeiro estranha-se e depois entranha-se, gosto de cerca de 3/4 do álbum e vou ouvi-lo mais vezes sem dúvida e provavelmente as músicas que eu vou gostar mais não vão ser singles, como foi o caso do Heavy Metal Lover no "Born This Way".

É acima de tudo uma ode a ela mesma, narcisista e extremamente solitário Gaga repete-se em temas como o estar farta de estar sozinha (mas gostar de andar em tour) ou um amor que poderia ter tudo mas que não deu, como Dope que tem um piquinho a balada de Meat Loaf.



É irónica, (Uranus, don't you know my ass is famous), deuses, planetas, a moda, a beleza, a arte, a música, tudo se funde nesta mistura que é o Artpop. A música Donatella, supostamente um elogio à Versace (que eu abomino, diga-se de passagem) parece mais uma crítica e do que um elogio 



"I am so fab check out, 
I'm blond, I'm skinny, 
I'm rich and I'm a little bit of a bitch
              (...)
Walk down the runway
but don't puke (it's ok)
You just had a salad
today, boulangerie"

O sonoridade é electrónica, frenética, não na onda do Srillex mas pode custar a habituar, o meu preferido continua a ser o The Fame Monster, mas este também não está nada mau. Achei o Applause um primeiro single pouco ambicioso mas o segundo "Do What U Want" mais interessante.


Ao contrário de outras opiniões, não acho que seja o início do declínio de Gaga, talvez o próximo álbum seja um pouco mais comercial e menos experimental do que o Artpop, o que não significa que este não seja um boa escuta.


Sem comentários:

Enviar um comentário