terça-feira, 30 de junho de 2015

Cooking with Love #1

Vou tentar iniciar uma nova rubrica, dedicada aos tachos, aos meus amigos e ao que cozinho para eles.

Cozinhar para mim é um acto de amor, é imbuir aquilo que preparo com amor para aqueles que me são queridos, alquimia do tacho ou kitchen witchery chamem-lhe o que quiserem.

Ontem, depois de um dia merda em que até o meu carro me pregou uma partida, recebi uma amiga minha em casa, precisávamos os dois de falar, de estar no sofá na conversa. Já tinha decidido o que fazer para ela, massa com molho de tomate, manteiga e cebola (receita da Marcella Hazan) em que a única coisa que temos que fazer é cozinhar tomate (fresco ou em lata) com manteiga e uma cebola dividida ao meio durante três quartos de hora e servi-lo com a massa e parmesão. O que eu gostei particularmente nesta receita foi a simplicidade, o tomate é a verdadeira estrela deste prato com o sabor untuoso da manteiga e sem necessidade de alho ou ervas (como manjericão ou oregão) para alterar o sabor.

Gostei muito do resultado final, usei tomate de lata Guloso que era um pouco ácido e eu deveria ter colocado um pouco de açúcar para lhe retirar o travo ácido, para a próxima vou usar o que costumo ter em casa (Cirio) e logo vos dou um update.

Em seguida a receita da Marcella Hazan, do livro Food52 Genius Recipes:

Ingredientes
900g de tomate maduro de boa qualidade ou em lata inteiro pelado
70g (ou cinco colheres de sopa) de manteiga de boa qualidade (eu uso Milhafre ou Président La Motte com sal)
1 cebola média, descascada, e partida ao meio
Sal a gosto
1 embalagem de massa (gosto de Garofalo radiatori ou fusilli porque a textura permite que "agarrem" melhor o molho
Parmesão fresco ralado (se for do previamente ralado ninguém morre)

Preparação
Colocar tudo numa panela, inclusive a cebola em metade, e deixar ferver destapado em lume muito brando por quarenta e cinco minutos e ir mexendo e desfazendo o tomate pelado tendo em atenção para não deixar queimar o fundo, findo esse tempo retirar a cebola e deitá-la fora, a manteiga estará no topo por isso é só mexer tudo outra vez, ver se não está demasiado ácido, rectificar o sal se for caso disso e envolver a massa cozida e polvilhar com o parmesão. Faz um sucessão e é uma receita económica.

PS - Namorado, acho que nem tu consegues falhar esta.

4 comentários:

  1. Documenta com fotos. Dá outro impacto e abre o apetite. Vou seguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um grave problema a tirar fotos a comida, I suck. Mas vou tentar na próxima edição.

      Eliminar
  2. Olha que me parece muito bem! E estou com o Goody: uma imagem vinha a calhar. E não tenhas problemas em tirar e errar. Com o tempo vais melhorando e vais ver que ficas um especialista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz ontem canelones e esqueci-me de os fotografar... :/ Ia escrever sobre eles agora esquece lá isso.

      Eliminar