terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tooth and Claw ou Dois Vampiros + Um Lobisomem = menage

Não primo pelo bom gosto literário, não faço questão, como não primo pelo bom gosto televisivo, livros e televisão têm como função entreter-me e ajudar-me a desligar. Quando o livro é bom a experiência é de facto espectacular e fico cheio de pena quando o livro termina e tenho que abandonar aquele universo.

Para além de manga, os livros que eu leio passam por UF (Urban Fantasy); PR (Paranormal Romance) e muitas vezes young adult. No último ano tenho dado mais atenção aos títulos LGBT dentro dos géneros que eu leio e é um bocadinho como jogar roleta russa sendo que há mais do que uma bala.

A última seca foi a saga Tooth and Claw de L.A. Witt e ainda não sei como é que vou classificar esta experiência, a premissa envolve um lobisomem que se apaixona por um humano e contra a tradição misógena do seu clã que escolheu-lhe uma companheira com base em vidas passadas (até aqui isto faz pouco sentido, não faz? Deixem estar, isto piora) ora e tal e coisa uma tradição milenar em que os pares são quase que escolhidos "magicamente" têm muito pouco de mágico porque o Levi decidiu-se apaixonar por um homem e humano deixando a sua companheira escolhida a secar porque ah e tal não deu nesta vida dará na próxima com outra alma qualquer... *suspiro*

Para aceitaram a relação entre Levi e Ian (o humano escolhido) ambos são unidos num ritual e têm que estar separados um ano para que os anciãos vejam se o amor de ambos é verdadeiro *mais um suspiro*, quando Ian regressa para encontrar Ian descobre que ele foi transformado em vampiro, que ó inclemência, ó injúria é só a raça mais odiada pelos lobisomens e que não parece nada premeditado. Ao que consta Ian sofreu tanto mas tanto que se "amantizou" com um vampiro, Darius, e acabou por ser transformado.

Ora depois de todos quase todos os clichés terem sido percorridos, Ian foge, Levi vai atrás dele, leva o Darius atrás e cenas.

A relação entre Levi e Darius resume-se a

- Odeio-te, odeio-te, odeio-te, odeio-te ser execrável.
- Eu também te odeio porque apesar de ser um vampiro não faço aquelas cenas giras e ainda por sima os meus olhos são fotossensíveis e tenho que andar de óculos escuros de noite.
- Mas eu odeio-te.
- Sim, eu também te odeio.
- Mas é que te odeio mesmo.
- Eu não disse que não acreditava e também te odeio.
- Que ousadia não perceberes que eu te odeio.
- Eu percebo porque também te odeio.

Cenas, eles vão para a cama.

- Ah, afinal já percebi porque é que o outro me meteu os palitos.
- Haja alguém que perceba.

O primeiro livro ironicamente é interessante pelo ponto de vista da companheira de Levi que é a única personagem minimamente estruturada, com uma personalidade demasiadamente estóica mas não está mal escrita, o resto resume-se aos parágrafos anteriores.

Os livros tresandam a fanfiction da década de 90, não se passa nada e se eu até aceito que no primeiro uns procuram o outro, mas no segundo não se passa nada, eles fogem fogem fogem, quase nunca os apanham e quem se diverte é o frasco de lubrificante que eles usam várias vezes e preocupam-se quando estão no meio do Alaska e o lubrificante está a acabar.

Mas como as rosas não têm só espinhos já tenho dois livros para o Challenge do GoodReads.

6 comentários:

  1. já eu devorei a Tess Gerritsen nos últimos tempos, mas tudo martelado, entre cópias em pt do Brasil e nosso. os livros da série R&I são mil vezes melhores que a série da TV.
    agora estou quase a terminar o Jardim de Ossos, que não fazendo parte da série, tem a Maura como personagem secundária. é muito bom.
    fugi muito ao teu post, sorry.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a saga R&I, faltam-me dois ou três quando terminar o último volume da Kate Daniels e vou papá-los todos de seguida. Quando for assim e se preferires em inglês diz-me que eu procuro.

      Eliminar
    2. obrigada. consigo ler em inglês, claro, mas demoro muito mais tempo. e como arranjei tudinho da R&I, incluindo edições brasileiras que ainda não temos, estou satisfeita.
      eu tenho montes de livros em inglês, mas em papel, nada de audios, muitos katie reichs, patricia cornwell. engraçado, o meu irmão está no UK há montes de anos e quando vem cá deixa uns livros e temos os mesmos gostos de leitura (e nem sabíamos). eu tenho tudo da scarpetta traduzido :)

      Eliminar
    3. Seria para te arranjar em formato digital mas não áudio se houver algo que queiras e não encontras diz que pode ser que eu encontre.

      Eliminar
  2. Desconheço e estou a ver que "ainda bem"...

    ResponderEliminar