sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Eolo e os Audiolivros

O Anfitrião questionou aqui porque é que eu prefiro audio-livros a livros e percebi que a resposta ia ser demasiado longa para poder ser colocada num comentário.

Estamos em 2007 (já não me lembro) e passei uns dias na casa de um amigo na Pennsylvania, foi no mesmo ano que ensinaram o que era o Christmas in July, ele na altura era cabeleireiro e demorava 3 horas no trânsito no seu percurso diário. Tinha um caso extremo de road rage e começou a ouvir audio-livros para se distrair e não parecer o tempo todo furioso. Na altura fiz um pffft mental e pensei que era mais um americano que nem sequer conseguia ler um livro e tinha que o ouvir e uma série de preconceitos.

Fast forward para o ano seguinte, estava num projecto altamente stressante com pouquíssima qualidade de vida, sem tempo para os meus amigos, para sair e passava o tempo em trabalho, reuniões e de carro no trânsito. Com o cansaço perdi a vontade de ler, já não me dava gozo nenhum e não conseguia pegar num livro, um dos meus maiores prazeres perdeu-se. Tinha deixado de gostar de ler, andava sempre cansado e triste.

Na altura queria perceber o fenómeno do Twilight mas não conseguia ler o livro, parecia-me demasiado mau e adormecia sempre, decidi arranjar a versão audio-livro porque queria forçar-me a perceber o fenómeno. Usava-o no carro, era como ouvir uma amiga que não se calava com a merda do namorado.

Comecei a perceber que um dos pontos altos do meu dia era quando estava no carro e se estava trânsito melhor porque conseguia continuar a ouvir.

Moral da história... percebi o fenómeno do Twilight e detestei, MAS adorei um audiolivro, levou-me às minhas memórias das histórias repetidas que a minha avó me contava e a partir daí nunca mais parei.

A maioria dos livros no meu Good Reads foram ouvidos, não considero o "ouvir" uma arte menor, é simplesmente diferente e é assim que desfruto de obras de ficção. Não acho que seja para todos (até porque há um grande preconceito no "audiolivro") é uma experiência diferente que com um bom narrador ou narradora é absolutamente fantástico, havia noites que escrevia que ia com o James Marsters (o Spike de Buffy) para a cama, ele narra as Dresden Chronicles do Jim Butcher e agora já cheguei a ouvir livros pelo narrador.

Quem quiser experimentar pode dar uma volta à Audible onde tenho uma assinatura mensal que me dá direito a dois livros.

12 comentários:

  1. eu já ouvi alguns audiolivros, não até ao fim, mas em português custa-me, porque associo a voz à pessoa conhecida e não consigo concentrar-me. nem toda a gente é bom narrador, mas há clips no youtube fantásticos de poesia. por outro lado, gosto muito de ouvir samples em inglês, adoro a língua, mas tenho dificuldade em entender à primeira escuta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em português seria incapaz, se já me custam obras traduzidas, traduzidas e interpretadas em português causam-me espécie. Poesia já é totalmente diferente.

      Eliminar
  2. Nunca experimentei este estilo. Taí, fiquei curioso. Vou testar ...

    ResponderEliminar
  3. É daquelas coisas que me dá alguma curiosidade, mas não exerce aquele fascínio de correr a ir experimentar.
    Os ebooks foi uma história idêntica, que culminou no meu namorado a oferecer-me um tablet para eu experimentar. E não gostei :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ebooks no tablet só manga ou coisas técnicas (incluindo livros de cozinha). Ficção nem pensar.

      O investimento de experimentar um audiolivro é muito inferior ao dos ebooks porque basta ter um Smartphone onde possas colocar mp3.

      Eliminar
  4. Já vi que contigo vou aprender uma data de coisas... :) não conheço ninguém que ouça audiolivros, mas digo-te já que é uma otimização do tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouço audiolivros no carro, a arrumar, a cozinhar e confirmo.

      Eliminar
    2. Acho que só conseguiria ouvir no carro, onde estou mais concentrado. De resto distraio-me muito.
      Se por exemplo estou a ler livro em Inglês, o meu homem não pode estar a ver filme ou série em Inglês. LOL. Distraio-me logo.
      O mesmo com livros em Português.
      Vou experimentar de qqr das formas um audiolivro!

      Eliminar
    3. O primeiro é sempre o mais difícil e aconselho algo em que o narrador fala na primeira pessoa. Desaconselho Game of Thrones.

      Eliminar
  5. Eu também já te tinha perguntado o mesmo há uns anitos. Eu nunca ouvi e nem sei como sacar isso. Há em mp3?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando compras online, a não ser que compres os CDs, dão-te um link para o download. E sim, podes escolher entre mp3 ou m4b (formato para Audiolivros que permite que o aparelho se recorde se paraste num determinado ponto, ouviste outra coisa qualquer e voltar a ouvir do mesmo ponto).

      Eliminar