sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Review: The Front Runner - Patricia Nell Warren

Um clássico da literatura LGBT, "The Front Runner" (O Corredor de Fundo) conta a história de Harlan Brown, treinador de atletismo em Prescott College que vive a sua homossexualidade de uma forma quase apagada até treinar Billy Sive, um jovem atleta promissor por quem se apaixona.

O subtítulo é "Um romance sobre o amor", mas é um pouco de tudo, desde um enquadramento da história LGBT nos EUA, um coming of age do Billy, um despertar do Harlan.

A história está claramente datada, não há telemóveis nem computadores, um dos protagonistas ser budista estava super na moda, muitas referências à astrologia e outras referências histórico-políticas como Stonewall.

É uma história de amar e ser amado, de ousar amar, de sonhos, de ideais, de amor-própria, coming-out, aceitação e afins.

O Billy foi para mim a personagem mais carismática, a postura, a espiritualidade e a visão da vida e da morte tornam-no marcante, é uma âncora de companheirismo, amor e uma fonte de coragem enorme. Já pelo Harlan não morri de amor, o egocentrismo, o estoicismo e por vezes uma auto-vitimização fazem com que tenha dificuldade em sentir empatia por ele.

Alguns temas, como budismo, vegetarianismo, meditação, astrologia são coisas que muitas vezes soam de um ponto de vista muito superficial, falta-lhes algum sumo mas o livro aí correria o risco de se tornar enfadonho, que por vezes se torna com a descrição por vezes demasiado realista dos treinos, da alimentação, da acção do do ácido láctico e afins.

Mesmo assim dei-lhe uma pontuação de 4/5 no Good Reads, a história tem momentos tocantes e se a tivesse lido noutra década, teria claramente um impacto bastante em mim. Ouvi a versão audio, narrada pelo Christian Rummel e vou dar uma vista de olhos à edição portuguesa da da INDEX ebooks.

Podem dar uma vista de olhos ao primeiro capítulo aqui!

9 comentários:

  1. estou ansiosa para o ler :)
    eu acho que esta publicação vem em boa hora, com os jogos olímpicos de inverno de sochi em 2014.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Só agora tive tempo de ler com atenção o teu post, depois do "lufa-lufa" de publicar e da festa de lançamento! Obrigado, é uma excelente crítica, sincera e detalhada.
    Com efeito trata-se de um "clássico", escrito nos anos 70, que eu li por volta de 1990, com o impacto que podes imaginar. Até porque a maior parte do que é relatado é histórico e verídico (a rebelião de Stonewall, os Continental Baths, os ativistas - Mattachine, por exemplo - e as organizações homófobas, etc.). E foi por isso que decidimos publicar... porque a história está sempre a repetir-se (vide Sochi, por exemplo) e é melhor não esquecermos o que se passou!
    Como é óbvio, já li o livro várias vezes (LOL...) e de cada vez é diferente, até porque ao reler já sei como vai acabar e tudo fica ainda mais... bem, de todas as vezes, não consegui chegar ao fim sem uma lágrima nos olhos...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo vosso trabalho e pela vossa dedicação.

      Reparei que há dois livros que continuam a história, sou capaz de pegar neles, só para saber o que aconteceu depois.

      Eliminar
  3. Será que o Harlan se junta com o Vincent? Ehehehe...

    ResponderEliminar
  4. Será que o Harlan se junta com o Vincent? Ehehehe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, tu não contes as cenas seguintes. estou a acabar o livro e espero que a index traduza esses dois :D

      Eliminar
    2. Eheheh... já sei que não és daquelas que lê primeiro o fim e depois regressa para ler o resto do livro, está descansada!

      Eliminar