quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Anime Reviews - Bishoujo Senshi Sailor Moon #105 - Eu Quero Poder! A Estrada Perdida de Mako-chan

Algures numa floresta, Makoto corre e pensa na última batalha com o daimon Irondar (ferro) que ela não conseguiu subjugar através da força física e foi destruído pelo Moon Spiral Heart Attack (aqui a cena não faz muito sentido porque são caso sempre com raras excepções) e Makoto deseja um power up.

No laboratório do costume, o professor e Eudial falam sobre o próximo alvo (também não me parece que falem de outra coisa), um monge budista. O professor entretanto revela a forma dos espelhos, um espelho, uma espada (mais parecida com uma cimitarra) e uma pedra preciosa (muito familiar se olharmos bem) e a junção dos três fará surgir o Cálice Sagrado. Do que eu me recordo isto é bastante interessante porque ainda não tinham sido vistos os talismãs e o cálice na sua forma final. É criado um novo daimon (um dos poucos episódios em que são criados dois daimons distintos) e Eudial parte em busca do seu alvo.

Em Juuban, Usagi recebe uma carta de Makoto que está num templo budista que Usagi descobre ser próximo do hotel onde Mamoru está a trabalhar (estes trabalhos do Mamoru são no mínimo estranhos, vive num apartamento enorme para os standards de Tóquio para quê tantos part-times mais a universidade?), Usagi decide aproveitar esta coincidência e vai com todas de comboio deixando para trás Chibiusa.

Quando chegam ao templo, Usagi fala logo do hotel mesmo ao lado (que conveniente) e Rei recorda-a que estão lá para ajudar no treino de Makoto. Usagi ainda tenta refutar que a podem ajudar ficando instaladas no hotel (e o guito?) mas Luna revela que Usagi esconde o facto de ser o sítio onde Mamoru está a trabalhar, todas ficam extremamente revoltadas mas ela consegue convencer que uma viagem pode ter vários objectivos, inclusive divertidos. Posto isto, vão todas em direcção ao templo budista.

Bishoujo Senshi Sailor Moon #105 - 力が欲しい! まこちゃんの迷い道
O treino de Makoto é interrompido pelas amigas que "supostamente" vêm ajudar, entretanto o monge passa a correr por elas sem parar e Usagi desconfia que seja mais uma paixoneta de Makoto pelo entusiasmo com que ela o descreve, ela nega e foge encontrando o monge numa cascata a meditar depois dela falar sobre o facto de se sentir perdida ele explica que também ele se sente perdido e ao longe Eudial obtém contacto visual com o seu alvo.

De noite Rei tenta ter uma conversa séria com Mako e acaba por discutir com Usagi que desponta uma luta de almofadas.

Bishoujo Senshi Sailor Moon #105 - 力が欲しい! まこちゃんの迷い道
Durante a madrugada, Makoto reflecte sobre as amigas terem vindo para a ajudar mas que ela vai descobrir o seu próprio caminho. De manhã Makoto treina arduamente e acorda as restantes que chegam à conclusão que não conseguem muito ajudar. Durante o pequeno-almoço, Usagi fica desconsolada com uma refeição tradicional com peixe e arroz e acaba por decidir que devem ir todas ao hotel tomar o pequeno almoço, quando o Ami pergunta o que fazer com a comida que está servida Usagi come-a a na mesma e todas mostram os fatos de banho que trouxeram para usar na piscina do hotel para grande constrangimento de Luna e Artemis.

No hotel Usagi tenda fazer com que tenha sido tudo uma grande coincidência e quer sair com Mamoru, mas que está muito ocupado e vai à sua vidinha (se houvessem prémios de namorado do ano, o Mamoru não estava nem nomeado) e um grupo de rapazes elogia Usagi e as amigas que automaticamente assumem uma pose naive sexy natural (?) até que o interesse deles é desviado para Haruka e Michiru que também estão no mesmo hotel (também um grande coincidência) e todas elogiam os fatos de banho, sem chances de ter um encontro com Mamoru as restantes propõe retornar ao templo e Michiru pressente algo no vento.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #105 - 力が欲しい! まこちゃんの迷い道
No regresso Usagi vê Eudial a passar de carro e entretanto Makoto e o monge tentam meditar (afinal ele estava a dormir) que basicamente é uma lição subtil de que ela não se deve levar tão a sério e admitir os seus fracassos, Eudial retira o cristal do coração puro e Makoto esconde-se para se transformar em Sailor Jupiter e Usagi (recém-chegada) transforma-se em Sailor Moon.

Jupiter enfrenta Eudial e diz-lhe que não lhe permitirá que toque em Kakusui (o monge) e Eudial revela o daimon Daruma enquanto Sailor Moon interrompe e faz o discurso habitual seguida das restantes guerreiras. Jupiter no entanto diz que desta vez vai ser ela a derrotar o daimon e usa o Sparkling Wide Pressure que é deflectido pelo daimon. Quando Eudial tenta apanhar o cristal é interrompida por Sailor Neptune que lhe diz que não é um talismã e faz com que Eudial se vá embora.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #105 - 力が欲しい! まこちゃんの迷い道
As duas guerreiras ainda oferecem a sua ajuda mas Makoto rejeita, Daruma prende todas as guerreiras nos pelos do pincel e Sailor Moon e todas lhes dizem que lhes dão um pouco da sua força lembrando uma frase do monge que as pessoas não devem tentar fazer as coisas sozinhas e libertam-se de Daruma.

Sailor Moon prepara-se para o clássico Moon Spiral Heart Attack mas Daruma consegue tirar-lhe o ceptro e Jupiter enfrenta Daruma novamente com o Sparkling Wide Pressure mas o daimon não consegue deflectir e é destruído voltando a ser uma boneca dharma. É uma das poucas vezes que é outra guerreira a derrotar o monstro do dia sem ser a Sailor Moon e talvez um dos episódios mais interessantes de Mako que até tem a sua quota na terceira série de Sailor Moon.

Nota final 4/5 - Jupiter é sempre uma sailor que tem pouca atenção com excepção de quando surge na primeira série durante o arco dos nijizuishou (cristais arco-íris) e é posteriormente sempre acoplada a episódios em que divide a ribalta com Venus, este à semelhança deste episódio lida com as inseguranças de Makoto que fazem dela uma personagem tão interessante.

O próximo episódio é espectacular e foca-se NAS personagens principais desta série, Uranus e Neptune, já o revi dezenas de vezes e gosto sempre.

Nota - O daimon Daruma é um trocadilho de uma boneca Dharma, vermelhas ocas e com bigodes que para além de serem brinquedos têm uma certa simbologia de sorte e perseverança.

Podem adquirir o DVD com este episódio aqui.

2 comentários:

  1. só para te chatear:
    adivinha quem vai aqui
    https://www.anime-japan.jp/en/

    :-p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano deve haver qualquer coisa, a série não pára por ali.

      Porque é que andas a pesquisar convenções de anime?

      Eliminar