sábado, 19 de abril de 2014

Cooking away the blues

As alergias estão muito melhores e como sempre nestas semanas de feriados, o meu relógio interno fica avariado. Acho que hoje é domingo e sou assolado por uma melancolia.

O plano inicial era fazer lasanha de espinafres e ricotta e pudim de caramelo merengado com banana e bolacha. Neste momento é Red Velvet que está no forno e amanhã deve ser massa no forno com soja porque a melancolia faz-me impaciente e insatisfeito e um ou outro in que se adeque.

Como não sou cristão nem católico, a páscoa não tem qualquer significado para mim, é mais um motivo para ter as pessoas que gosto por perto e cozinhar qualquer coisa para partilhar.

Já vos disse que estou a precisar de férias?

20 comentários:

  1. Para mim tb não tem qualquer significado religioso. É tempo de estar com a família e isso basta, até porque estes 4 dias tb me sabem a férias.
    Tudo o que pensaste cozinhar ou cozinhaste soa a excelente.
    Abc e bom fds :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O red velvet sofreu um acidente de construção, mas deve estar bom e a massa tirei-a agora. Um abraço.

      Eliminar
  2. espero não estar a dizer asneirada, uma vez que sou um leigo comparado contigo, mas hoje vou fazer além dos pudins tradicionais das reuniões festivas, vou experimentar fazer uma tarte com ganache de chocolate e morangos.
    Tens algum ritual pa cozinhar? Eu cozinho sempre com música, danço enquanto bato os ovos e as natas :-D ajuda a espantar os maus humores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cozinho com audiobooks ou música. Como correu a tarde com a ganache ?

      Eliminar
    2. a massa da tarte foi um pesadelo, preciso das tuas dicas ou sugestões pa base da tarte:-) tens alguma receita que sigas?

      Eliminar
    3. Depende, é massa quebrada ou massa tipo bolacha? É pré-cozida ou coze com o recheio. Tens que elaborar.

      Eliminar
    4. massa tipo bolacha, e pré-cozida (uauuu os pormenores que uma pessoa nem releva :-) )

      Eliminar
    5. OK e agora giro giro era dizeres o que correu mal! ;)

      Eliminar
    6. ficou seca e dura...foi tempo a mais no forno, certamente. Já experimentei várias bases pa tartes, nenhuma me deixou agradado. E como não compro nada pré-feito, nem o caramelo, fico frustrado. :-)

      Eliminar
    7. Tirando algum problema de massa, o forno pode estar demasiado quente ou, se for ventilado, tens que colocar uma temperatura mais baixa a não ser que a receita especifique que os fornos usados para a elaboração das receitas foram ventilados. Talvez tenhas deixado muito tempo ou então sugiro que quando estás a fazer o blind bake, coloques folha de alumínio para evitar que queime. Em alternativa posso ir aos alfarrábios buscar uma massa de tarte do Nick Malgieri para tu experimentares.
      Diz coisas.

      Eliminar
    8. ai aos alfarrábios...gostei tanto. Algures no mundo, o olho que falta ao Camões, deitou uma lágrima cheia de carinho por ti :-)
      Eu vou voltar a fazer com forno menos quente e em menos tempo, depois digo-te algo, antes de te dar trabalho :-)

      Eliminar
    9. Folhear livros de cozinha não me dá trabalho. ;)

      Eliminar
  3. Eolo, sou cristão não praticante e com uma série de criticas a fazer à religião católica e o melhor é ficar por aqui mas a palavra hipocrisia já diz alguma coisa. Eu também sofro do síndrome de Domingo, mas por acaso hoje senti que era mesmo um sábado.

    Quero te pedir uma coisa: podes dar a receita da lasanha e do pudim? Não é para eu fazer, mas sei que a minha mãe teria todo o gosto em fazer já que parece-me muito bom. Quanto ao bolo Red Velvet, a massa é feita por ti ou compras já feita? E a massa com soja, também quero a receita! Podes enviar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raramente partilho receitas, em relação à lasanha vou escrever um post sobre isso. O red velvet é todo feito por mim e a massa com soja é uma adaptação de uma receita siciliana. O pudim eu também explico mais tarde! Um abraço.

      Eliminar
  4. E eu já te disse que só de ler a tua descrição da comida, me babo todo? Pareço que tenho paralisia qualquer na boca e fico a salivar como se não houvesse amanhã LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não, mas tenho uma amiga minha que se estivermos a falar de comida fica cheia de fome.

      Eliminar
  5. estes dias pouco dizem para mim, a não ser para estar com a família. se a família gosta, há que respeitar a tradição, mas se eu estiver ausente por qualquer motivo, não me sinto mal. não é preciso motivo para se estar com quem gostamos.
    e aproveitei para tirar esta semana de férias. preciso descansar e colocar as ideias em ordem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se eu tivesse tirado férias também não teria tido grande impacto, são todos uma cambada de cristãos de trazer por casa. ;)

      Eliminar
  6. Pudim de caramelo merengado com banana e bolacha tem um nome tão yummy tummy que deixa logo água na boca!

    ResponderEliminar