domingo, 29 de novembro de 2015

Anime Reviews - Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - Em Busca de Amigos! As Acções de Chibimoon!

Como era de esperar depois do episódio que reintroduzem a Chibiusa vamos sempre ter episódios dedicados a ela, ela volta a apresentar-se ao grupo ao que Usagi pergunta quem é que decidiu e Chibiusa mostra uma carta de Neo Queen Serenity a Minako que a lê em voz alta em que ela pede que tomem conta da filha e para comprovar que é claramente da Usagi está escrito só em hiragana e katakana (omite os caracteres chineses mais complexos e que eu empatizo com a Usagi pois também me dão bastantes dores de cabeça). As restantes começam a ver todos os erros na carta.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - 友達を求めて! ちびムーンの活躍
Um dos objectivos é treinar Chibiusa como futura princesa e guerreira, no final ainda tem um pequeno recado a Usagi para estudar mais no passado.

Em flashback, Chibiusa lembra-se da mãe dizer-lhe que deve ter amigos e que irá ter encontros importantes e cruza-se com um rapaz que tem um boneco de Crayon Shin-Chan o que leva a um discurso similar da série em que o rapaz aparentemente elegante começa a comportar-se como o Shin-chan e baixa os calções e as cuecas para grande constrangimento de Chibiusa até a mãe o vir buscar.

Depois do encontro fracassado Chibiusa vê outro rapaz de kimono e segue-o até se cruzar com Mamoru que está numa banca de takoyaki e continua a mostrar o seu péssimo gosto em roupa e surge logo Usagi para mais uma crise de ciúmes reminescentes da série anterior até serem surpreendidos por Haruka e Michiru vestidas formalmente de kimono.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - 友達を求めて! ちびムーンの活躍
Michiru convida-as para um chá que Usagi aceita prontamente sem se aperceber que foram convidadas para uma cerimónia do chá cujo mestre é o rapaz que Chibiusa tinha visto, Tamasaburou.

No laboratório, o professor (também de kimono) prepara o chá embora esteja muito quente e cospe-se todo, ao falar com Eudial ela decide que o próximo a ser atacado é o pequeno Tamasaburou e o professor cria um novo daimon. Desta feita, Eudial sai de uma rampa numa pista de aeroporto.

De volta à cerimonia do chá, Usagi e Chibiusa sofrem com os pés dormentes e Haruka oferece-lhes odangos, Usagi goza com ela e acaba por ter os pés beliscados e faz o mesmo.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - 友達を求めて! ちびムーンの活躍
Tamasaburou faz um pequeno malabarismo com a taça de chá para descontrair Chibiusa e Michiru comenta que ela vale centenas de milhares de ienes, Usagi bem tenta interrompê-lo quase destruindo a chávena mas Mamoru, Haruka e Michiru apanham-na a tempo.

Num café, Chibiusa conta que veio com o propósito de fazer amigos e que se sentiu humilhada por Usagi em frente a Tamasaburou e relutantemente fazem as pazes. No dia seguinte Chibiusa veste um kimono de Usagi e prepara-se para ter lições com Tamasaburou até verem o carro de Eudial entrar na casa de Tamasaburou, Chibiusa entra pela sebe mas Usagi fica presa.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - 友達を求めて! ちびムーンの活躍
No jardim, Eudial usa a asua irmã para lhe retirar o cristal do coração puro e Chibiusa transforma-se em Sailor Chibimoon com a mesma frase que mãe usou no primeiro episódio (Moon Prism Power, Make Up) e durante a restante série esta frase não tem nenhuma animação em especial como as restantes guerreiras e só será desenvolvida para o filme de Natal (Kaguya-hime no Koibito) mantendo-se só com uma transição rápida de qualquer roupa de Chibiusa para Sailor Chibimoon.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - 友達を求めて! ちびムーンの活躍
Sailor Chibimoon faz o discurso da Lua Futura e Eudial ignora-a libertando o daimon em simultâneo e ela volta a repetir, Chagama (o nome do daimon é um trocadilho para chaleira em japonês) captura Chibimoon e Sailor Uranus intervém com o World Shaking que Eudial consegue evitar, seguido do Deep Submerge de Sailor Neptune que libertam Chibimoon. Quando Chibimoon agradece, Uranus intervém a dizer que o objectivo não era esse e Neptune confirma que aquele coração puro não é um talismã. Eudial deixa Chagama para trás para lutar com Chibimoon que vê que as outras sailors entretanto foram embora, ela bem tenta usar o Pink Sugar Heart Attack mas tem que se ir aproximando para acertar no daimon que entretanto bebe um chá, Luna e Usagi chegam e ela transforma-se em Sailor Moon enquanto Chimoon reclama que ela está atrasada e é atacada por Chagama que tenta queimá-las com chá a ferver, quando estão encurraladas surge Tuxedo Kamen (que tem consideravelmente menos tempo de antena) e Chagama decide retirar a roupa e Sailor Moon aproveita para usar o Moon Spiral Heart Attack.

Nas traseiras da casa, Uranus e Neptune observam a pequena guerreira (que não identificam como Chibiusa) e Tamasaburou observa-a com admiração.
Bishoujo Senshi Sailor Moon #104 - 友達を求めて! ちびムーンの活躍
No lição seguinte de Chibiusa elas vêm Haruka e Michiru a fugir e deparam-se com Tamasaburou vestido de guerreira sailor dizendo ser a o belo guerreiro Sailor Tamasaburou e fogem também. O personagem teve várias alterações, em algumas dobragens ficou uma rapariga tendo em conta o seu aspecto andrógino, foi omisso e confesso que não me lembro do que aconteceu na dobragem portuguesa porque já estava a ver os episódios na língua original nesta altura.

Nota final 3/5 - A animação é interessante, o facto de Tamasaburou decidir ser sailor tem piada mas este episódio pouco ou nada acrescente à narrativa de fundo e eu detesto episódios centrados na Chibiusa, fica a referência à cerimónia do chá e à cultura japonesa.

Podem adquirir o DVD com este episódio aqui.

Sem comentários:

Publicar um comentário