segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Le soin des "hommes"

Isto porque eu gosto de queijinhos decidi deixar umas sugestões para o Namorado mas, se pensarmos bem, podem ser usadas por outr*s leitor*s que queiram começar a usar produtos de cuidado diário da pele e deixo aqui vários produtos com valores diferentes dependendo do que é que cada um* quer investir.

Vários disclaimers:

  • Não recebi puto das marcas que vou falar aqui
  • As recomendações baseiam-se na minha experiência pessoal, podem existir melhores mas não os usei ou então quando usei não resultaram.
  • A minha pele é mista com tendência a oleosa por isso a minha experiência é escassa no que diz respeito a produtos para peles secas a normais, nunca tive por isso não sei.
Vamos destruir aquilo que, da minha experiência, são mitos:

  1. Há diferença entre cosmética masculina e feminina, não bebés na realidade não há grande diferença, a diferença é que umas são mais cor de rosa e cenas e/ou bonitinhas e as outras têm um aspecto MÁSCULO  que fica bem a todo o straight-acting ter na sua casa de banho sem passar por bichona ou vaidosa. Em termos de fórmula, por norma os produtos masculinos são sem perfume ou com um perfume de notas consideradas masculinas, por norma são oil-free porque a pele masculina tem tendência a ser mais oleosa que a feminina (mas há imensos homens com pele seca, sensível ou reactiva e por norma as gamas de homem não os contemplam) e não existe tanta variedade em termos de zonas para aplicação (não há cremes de pescoço para homem por exemplo) como nas cosmética feminina que tem muitos mais anos de desenvolvimento.
  2. Os cremes anti-rugas têm duas funções, uma é prevenir a aparição de novas rugas através de coisas como o combate aos radicais livres, danos solares, produção de colagénio ou então o preenchimento das rugas ou rídulas já existentes de forma a dar à pele um ar mais saudável e repousado, não conheço nenhum creme no mercado vulgo anti-rugas que faça com que as rugas desapareçam definitivamente, podem criar a ilusão cosmética que elas não está mas as que têm ficam a não ser que optem por procedimentos ligados à dermocosmética (peeling, laser) ou cirurgia plástica.
  3. Idealmente devíamos iniciar os cuidados com a pele perto dos 25, nisto fui influenciado pela minha mãe que ainda hoje tem uma pele fantástica e pela minha irmã que trabalhou muitos anos em revistas femininas que aprofundavam estas temáticas. Quem não iniciou também não desespere porque podemos sempre começar desde que tenhamos em mente algumas das coisas que escrevi lá em cima.
  4. Há todo um mito que o tratamento da pele passa por limpeza, tónico, hidratação, eu pessoalmente salto o tónico porque ele existia antigamente pela necessidade de regular o pH da pele depois de a lavar com um produto tipo detergente que faz baixar o pH da pele e depois o tónico servia para equilibrar, hoje em dia os produtos de limpeza já têm isso nas suas fórmulas e podemos passar da hidratação à limpeza.
  5. Temos que usar os produtos todos da mesma marca, também isso um mito porque não há nada que comprove cientificamente usando todos os produtos da mesma marca vamos obter melhores resultados, na realidade tudo o que uso na pele é de marcas diferentes porque identifiquei aqueles produtos com os quais me dou melhor.
  6. Evitem produtos que contenham grandes quantidades de álcool na sua composição, apesar da sensação de pseudo-frescura, o uso contínuo de produtos com álcool causa danos na nossa pele.
(este post está bué comprido)

A primeira coisa que vamos falar aqui é o cuidado com os olhos, a pele do contorno de olhos deve ser cuidada a partir dos 25 anos preferencialmente, de preferência utilizem cremes de texturas leves, nada de coisas muito densas ou gordurosas com o risco de ser pior a emenda que o soneto. A zona dos olhos tem menos glândulas sebáceas e consequentemente também produz menos colagénio, a quem usa correctores de olheiras como eu convém então mesmo a zona da pele estar hidratada, porque não só evitamos ficar com um aspecto mais pesado quando o produto se deposita em pequenas rídulas como também ficamos com uma pequena protecção em cima do produto que estamos a colocar. Além disto tudo evitem também qualquer tipo de fragrância nesta zona, por norma cremes com fragrância são maus mas na zona dos olhos são particularmente piores.

Para finalizar eu mantenho os meus cremes para olhos no frigorífico porque de manhã quando uma pessoa acorda cheia de pregas da almofada e com os olhos inchados
Primeira sugestão podemos encontrar nas farmácia, é da RoC Retin-ox Correxion contorno de olhos, este creme tem uma pequena percentagem de retinol e ácido hialurónico. Gosto da RoC porque além de ter uma excelente relação de qualidade preço cumpre sempre aquilo que promete, não fosse o slogan ser "promesses tenues" e é uma das minhas marcas de parafarmácia preferidas sem ser estupidamente cara (já lá vamos). O produto vem numa bisnaga que talvez é o seu contra porque sou apologista de cremes e serums estarem em embalagens com a menor exposição ao ar possível.

Outra opção é o Lierac Magnificience Soin Precision regard que vem numa pequena caneta muito parecida com a do Touche Eclat da Yves Saint-Laurent com um pincel aplicador e um produto protegido das interferência externas, tem uma textura suave que é rapidamente absorvida e ajuda a criar uma ilusão de lift nos olhos, o preço é superior ao da RoC, no entanto é mais prático a nível de aplicação para alguém que seja newbie nestas lides. Uma das partes menos boas é que embora a caneta seja prática e coiso tem obviamente menos produto, leia-se menos de 15ml que é o normal em cremes de olhos.


Ainda dentro da onda das farmácias, há o Optim-Eyes da Filorga que eu já usei várias vezes e gosto dos resultados, sinto a zona mais firme e "revitalizada" e embora seja um investimento maior tem um retorno garantido (lembrem-se, não há milagres) e já recomprei pelo menos três vezes e creio que não vou ficar por aqui, o creme aplica-se com as mãos contido num tipo que protege o produto e podemos controlar o doseamento ao aplicarmos, lembrem-se que no que diz respeito a cremes de olhos, less is more.




Para finalizar fica aqui uma pequena extravagância, temos o Tom Ford Anti-Fatigue Eye Treatment, na imagem está a ser usado em conjunção com um corrector mas é um gel para o contorno de olhos que alisa e ajuda a tratar os papos que muitas vezes podem ser alergias ou má-circulação, em rigor da verdade não é um produto Top Performer numa relação de qualidade preço, o aplicador (se estiver no frigorífico) ajuda através da pressão aplicada e diferença de temperatura a acelerar o processo mas só se quiserem mesmo ter algo Tom Ford na vossa casa de banho, actualmente é o que estou a usar mas não o vou voltar a tornar.

Uma última nota é ter em atenção que não existe nenhum creme no mercado que consiga eliminar as olheiras e descolorações na zona dos olhos, muitos daqueles que ao aplicarmos parecem eliminar as manchas na realidade têm mica ou algo semelhante na sua composição que ajuda a reflectir a luz.

Qualquer questão, please leave your comments below! :)



26 comentários:

  1. Colocas no frigorífico para não estragar?

    ResponderEliminar
  2. Quando acordas, a pele está normalmente inchada, especialmente na zona dos olhos (sendo em algumas pessoas mais visível que noutras), o facto de aplicar algo fresco contra a zona inchada ajuda a baixar o inchaço e estimular a circulação sanguínea.

    ResponderEliminar
  3. Eolo, eu sempre tive olheiras. Isto é, não acordo com o papo dos olhos inchados, mas tenho sempre a zona mais escura... Há algo que ajude nessas coisas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cosmeticamente nada, como algures escrevi há cremes que como têm partículas reflectoras vão dar a ilusão de que a zona está mais iluminada, algo mais credível teria que ser sempre com maquilhagem.

      Eliminar
    2. Ou seja, eternamente feio, a parecer uma caveira que dorme duas horas por noite... Snif

      Eliminar
    3. Não sei qual é o stress, vais comprar o creme de olhos e de caminho compras um corrector, no one will be the wiser.

      Eliminar
    4. Havia um da Ambre Solaire, acho eu.

      Eliminar
    5. Então aconselha me lá um corrector, tendo em conta que sou um nabo :P

      Eliminar
    6. Ricardo, depende quanto é que estás disposto a gastar. Em que zona geográfica do país é que estás?

      Eliminar
    7. Centro/centro norte. Neste momento em Lisboa. Para além de ser um nabo sou pobre 😃

      Eliminar
    8. Responderei noutro post, pode ser? :)

      Eliminar
  4. Eu apenas lavo a cara com sabonete de glicerina :-p e adorei a foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens noção que nunca te vi a cara e por isso não sei se isso é bom ou mau, considerando que glicerina é um humectante, as suas propriedades são as de manter a hidratação na cara, se não a hidratas é como o melhoral com propensão a agravar a desidratação da pele porque o sabonete por norma é demasiado alcalino e não fazes mais nada para reequilibrar a pele.

      Mas lá está, nunca te vi por isso até podes estar a fazer uma coisa brutal.

      Sim, o senhor brasileiro da campanha do Tom Ford é muito giro é sim senhor, mas ele mete mais coisas na cara. :P

      Eliminar
    2. Eolo brutal não sei mas é bem melhor que um sabonete comum :-p

      Eliminar
    3. Sabonete uso para lavar as mãos. :P

      Eliminar
  5. Belas dicas! Thanks!
    São todos de aplicação diária?
    Isso quer dizer que um frasquinho de 15 ml se evapora num instante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, sim de aplicação diária e de preferência de manhã e de noite, uma embalagem de 15 ml dura entre quatro a seis meses dependendo da quantidade que aplicas, sendo que não é preciso besuntar exaustivamente a zona dos olhos.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Bem eu já percebi que aqui sou o camafeu abrutalhado que não usa nada, tem preguiça de usar, quando compra esquece-se de usar e das vezes que usou fez tudo mal. ;)
    Whatever as rugas vão dar charme.
    (we hope,,,,)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As rugas são inevitáveis, é mais textura da pele e outras coisas. Para mim é um ritual é tempo para mim que faz parte do início ou fim de dia, dependendo da altura que eu faço, tendo eu a perfeita noção que sou muito high-maintenance.

      Eliminar
  7. Eu uso de manhã este creme: http://wish-beauty.com/index.php?route=product/product&product_id=698

    E de noite, por vezes uso Anti-Idade Facial Revitalift Creme Noturno – L´Oréal Paris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei usar, numa altura em que estava on budget mas a minha pele rejeitou e foi uma erupção de proporções vulcânicas.

      Mas já meteres cremezinho na cara não é nada mal.

      Eliminar
    2. Já me disseram que comprar uma coisa "decente", mesmo mais cara, que compensa... mas depois ires a uma loja (tipo sephora) e dizeres que queres um creme fico sempre com a sensação de que estou a ser enganado...

      Eliminar
  8. eu não sou muito caprichoso e paciente... fico no basico do protetor solar...mas queria experimentar outras coisas...

    ResponderEliminar