sábado, 7 de novembro de 2015

Le Soin des Hommes #2 - Cache cache avec les cernes

O post de hoje vai no seguimento do que falei com o Ricardo do Uma Outra Face que tocou num pormenor que me é muito próximo que é o termos olheiras (ou não para quem é bastante afortunado) e queremos vermo-nos livres delas.

Diz o mito que o termos olheiras deriva do cansaço e a dormir pouco, sim e não... em primeiro lugar são hereditárias, eu bem disse a mamãe que preferia guito mas ela deu-me uma descoloração arroxeada na zona orbital. Podem também ser sintomas de alergias, anemia, má circulação, efeitos secundários de medicação e depois lá no fundinho temos o cansaço.

As minhas encaixam-se na genética e por isso ando com elas todos os dias quer durma 5 ou 15 horas, é-me perfeitamente indiferente.

Cremes de tratamento? Mais ou menos, houve toda uma fúria do açúcar por cremes com vitamina K mas nunca testei por isso vou deixá-los de parte, mas na minha experiência que já ultrapassa as duas dezenas de cremes de olhos não houve nenhum que "tratasse" a escuridão que tenho na zona inferior dos olhos com excepção de um falecido creme da Chanel chamado Rectifiance Intense que tinha grandes quantidades de mica na composição que criava a ilusão da zona estar mais clara porque reflectia a luz mas trata-se de um efeito cosmético, os produtos de dermo-cosmética podem ter efeitos permanentes (com uso contínuo) ou cosméticos (surgem na altura da aplicação mas desaparecem após a absorção ou ao serem removidos) e há que ter expectativas reais com os resultados.

O crânio dos homens, é por norma, diferente do das mulheres. A nossa zona das sobrancelhas é muito mais saliente e só isso projecta uma sombra sobre a zona do olho que faz com que qualquer descoloração seja mais intensa.

Passamos então aos aliados da cosmética para criar a ilusão que não temos olheiras ou não parecemos tão cansados e para que possam aproveitar ao máximo uma ilusão credível tenham sempre a zona dos olhos hidratada antes da aplicação do corrector.

Os correctores dividem-se entre duas categorias que em português se resumem à mesma palavra embora tenham funções diferentes, o concealer e o corrector. Todos eles têm texturas diferentes, existem em pó, líquidos, gel e creme. Quanto mais fina a textura, mais credível o resultado final a não ser que tenham boas makeup skills (também se ganham com o tempo) e consigam trabalhar produtos densos em acabamentos naturais e vamos então perceber a diferença entre concealer e corrector.

Concealer é, idealmente, da cor da nossa pele ou caso seja aplicado na zona dos olhos (porque alguns podem ser aplicados em cima de borbulhas ou outras descolorações) pode ser um tom mais claro da cor da nossa pele já que o objectivo é trazer "luz" para aquela área e dar-nos um ar mais "acordado", claro que tudo em moderação porque se for uma cor mais clara convém não ter linhas de demarcação visíveis ou seja não se pode ver tipo "risco" a zona em que uma cor muda para outra tipo zebra.

Corrector tem um tom que corrige a descoloração por cima, ou seja é uma cor que neutraliza a cor onde está a ser aplicado, nas olheiras por norma os correctors são cor de rosa ou pêssego/salmão dependendo se a olheira é azul esverdeada ou só azul, eu por norma tenha uma regra que costuma resultar, se a nossa pele tem um tom amarelo resultam os correctors salmão/pêssego, se a nossa pele tem um tom cor de rosa, o cor de rosa tem melhores resultados.

Dependendo do tom das nossas olheiras podemos usar um corrector com um concealer por cima, só concealer ou só corrector. No meu caso, eu depende se está mais escuta ou não mas por norma uso mais só corrector ou corrector com concealer por cima.

Atenção às canetinhas "anti-olheiras que sugerem nas perfumarias nomeadamente a mais hiper mega famosa Le Touche Éclat da Yves Saint Laurent porque a maioria do tom do líquido dessas canetas (que é iluminador e não corrector) é amarelo e já sabemos o que é que acontece quando misturamos amarelo e azul. Ninguém quer andar com uma nuvem esverdeada sob os olhos, mas há mais que muitos.

Além disso vamos tirar da mente de uma vez por todas que maquilhagem não é só para mulheres e que usar um corrector não vos vai por com ar de Elizabeth Taylor na Cleopatra, ainda que haja nada de mal nisso e remato só com este pensamento acham que um* maquilhador* quando está a trabalhar no rosto de um homem diz "ai deixa-me agora usar base de homem", isso não existe.

Quem começar a usar um corrector vai auto-comprometer-se que vai tirá-lo de noite com desmaquilhante porque se há coisa que não nos faz nada bem é ir dormir de maquilhagem por isso, por muito que a noitada seja intensa, façam um favor a vocês próprios e tirem.

Numa outra linha de pensamento devem ter bem em mente o resultado versus o que pretendem mostrar, ou seja quanto mais aperfeiçoada e mais corrigida (quase com photoshop) estiver a nossa pele menos natural ela vai parecer e também não pensem que os outros têm a nossa percepção como quando nos estamos a olhar ao espelho, na realidade a nossa aparência é sempre julgada a 30 ou 50 centímetros de distância a não ser que estejam a fazer outras coisas e aí as olheiras não serão uma grande preocupação.

Mais um conselho é comprarem o vosso corrector de dia, as luzes das perfumarias são naturalmente amarelas (de propósito a la filter de instagram) para dar uma ilusão de que a cor é perfeita mas não há melhor juiz que a luz do sol. O que eu aconselho é pedirem para vos aplicar o produtor e sair para a rua de produto aplicado e ver com um espelho à luz do sol se vos parecer natural podem usá-lo sob qualquer luz até as horríveis luzes fluorescentes do trabalho e das casas de banho.

Preparados então para as sugestões? Vou colocar algumas notas para saberem se é concealer ou corrector e se eu aconselho aplicação com os dedos ou se é mais vantajoso comprarem um pincel que pode ser daqueles baratinhos que se encontram no supermercado para aplicar baton que como tem uma área pequenina permite que coloquem o produto só naquela zona e depois utilizando o calor das vossas mãos dão pequenos toques para fundir o produto com a pele, nada melhor do que calor humano.

Todos os produtos que vou aqui falar foram previamente utilizados e testados por mim e obtive determinados resultados, não há patrocínios ou cenas similares.

Chanel Correcteur Perfection (concealer) - Para mim é o melhor desta marca, tem um poder de cobertura alto e vem já com aplicador por isso não precisam de comprar o pincel e tem um acabamento mate e de longa duração, basta aplicar na zona que pretendem camuflar rapidamente esbater a zona em que o produto termina e a pele começa. Comprem este produto no tom da vossa pele e tem a zona bem hidratada porque todos os produtos de longa duração têm tendência a sequer a zona em que são aplicados. No entanto não é um produto que eu aconselhe uma reaplicação para retoques porque como já tem um grau de cobertura elevado, todo o produto que se vai aplicar por cima tem tendência a evidenciar que ele está lá. No caso de terem aplicado de manhã e vão sair à noite o melhor é retirar, voltar a hidratar e aplicar. É portátil e relativamente discreto.

Bobbi Brown Corrector e Creamy Concealer (corrector e concealer, necessita de pincel e está disponível só no El Corte Inglés ou a Loja das Meias) são produtos que já venceram vários prémios em termos de performance e acabamento, na realidade são dois produtos em separado mas só precisam de comprar os dois caso tenham olheiras escuríssimas, o corrector tem tons bisque (rosa) ou peach (pêssego) para neutralizar a mancha, na minha experiência na maioria dos casos o corrector basta porque o tom também ajuda a iluminar a a zona em que foi aplicado e tem sempre efeito natural desde que não se apliquem demasiadas camadas, como é um creme mais compacto usar o calor das mão para unir produto e pele é fundamental e se tiverem rídulas muito evidentes é provável que se acumule mas nada que uns toques não ajudem a colocar no lugar, é um dos correctores que já comprei mais vezes porque é eficaz.

O Creamy Concealer pode ser aplicado em outras zonas da pele como borbulhas ou afins mas devido à sua textura convém ser selado com pó para não sair do sítio e não sei se é um investimento que queiram fazer mas se quiserem falar de pó digam qualquer coisa.



Clinique Airbrush Concealer (concealer) - Eu não sou o maior fã dos produtos da Clinique mas há sempre excepções, este é um produto com cobertura ligeira a média que não só ajuda a disfarçar as olheiras como tem uma propriedade de reflectir a luz e que cria uma ilusão de óptica para iluminar mais a zona onde foi aplicado, como tem um pincel embutido não necessita de mais nada para além dos cliques para a aplicação, é discreto e uber-portátil e pode ser prático como produto de iniciação, atenção à cor escolhida porque como reflecte a luz se for mal escolhido é pior a emenda que o soneto mas lembra-se da regra do pedir para aplicar e irem ver à luz do sol e não se inibam de o fazer na loja porque se há coisa que geralmente as funcionárias adoram é aplicar em homens porque é mais raro e explicam tudo sempre excepcionalmente bem, claro que se forem a um counter de uma marca específica vão sempre dizer que o da marca delas é o melhor.

Armani Master Corrector (corrector e apenas disponível no El Corte Inglés) - Olhando para ele pensamos credo que cor de rosa, parece que a Barbie vomitou lá para dentro mas na realidade após aplicação o rosa corrige e funde-se com a cor da nossa pele, e também tem o tom Orange para as correcções que falámos acima, não precisa de pincel porque já traz um aplicador e a fórmula contém nacre micronizado que ajuda a reflectir a luz, a textura é ligeira e tem uma cobertura média, é um produto um bocadinho mais advanced porque tem que ser aplicado só na zona a corrigir e depois esbatidas bem as fronteiras para o tornar natural, discreto, portátil e natural.

Bobbi Brown Skin Foundation Stick (concealer) - CALMA, CALMA! Não estou a dizer para usarem base, mas na realidade este stick é super versátil e se não tiverem olheiras muito escuras pode ser uma alternativa que tem imenso produto e portanto é um bom investimento e podem usar não só nas olheiras como em borbulhas ou outras descolorações que possam ter como borbulhas e ninguém percebe, no caso se querem usá-lo para borbulhas ou sítios isolados aconselho o pincel de baton baratinho ou em último caso um cotonete para não correrem o risco de colocar produto em zonas que não preciso, se optarem por este é ideal que seja igual ao vosso tom de pele mas se há coisa boa que a Bobbi Brown tem são tons e mais tons, por isso é experimentar bem e testar antes de comprar e se fizerem olhinhos de carneiro-mal morto podem ter a sorte de levarem um bocadinho para casa para testar.

Clé de Peau Beauté Concealer (concealer) - Estava na dúvida se colocava este produto aqui ou não mas a realidade é que este é uma das estrelas no mundo dos correctores fabricado pela marca topo de gama da Shiseido este stick tem uma grande opacidade e se for preciso tapa também os buracos da rua, ainda que o pincel não seja obrigatório como é um produto de cobertura elevada é preferível ir aplicando pouco e pouco até atingir o efeito desejado, este objecto de culto mundial não é vendido em Portugal mas temos sempre a Ebay se tiverem vontade e um stick dura-vos mais de um ano e permite multi-aplicação em todo o rosto com uma performance imbatível, tem uma textura pouco hidratante e por isso é fulcral que esteja tudo muito bem hidratado (a nível de olhos) para aplicarem caso contrário depois seca e parecem a vossa avó (estou a brincar).

Bobbi Brown Intensive Skin Serum Corrector e Concealer (corrector e concealer) - Parece que eu quero mesmo que vocês comprem Bobbi Brown mas é talvez a marca que eu mais testo a nível de correctores porque me dá sempre excelentes resultados, estes dois produtos seguem as regras dos primeiros que eu falei mas são numa fórmula serum mais líquida com um aplicador que não só permite uma aplicação mais fácil sem ser necessário recorrer a um pincel e sem perder a opacidade do creme original tapando e corrigindo as olheiras, é o produto que estou a usar neste momento e por norma uso o corrector para corrigir as olheiras e o concealer para criar um triângulo que vão do canto externo dos olhos até à extremidade das narinas e criar assim um efeito de luz no rosto que cria a ilusão de que a luz vem do interior e prova que a Kim Kardashian até nem dá mais dicas com a diferença de que a quantidade de produtos que usam nela façam parecer uma drag queen moderada. São mais caros que os potes originais mas ganham em portabilidade e um efeito ainda mais natural porque é preciso menos produto para atingir o mesmo efeito.

Tom Ford Correcting Pen (corrector e concealer no mesmo produto) - Esta caneta hiper mega discreta que podem ter até no meio das canetas do trabalho que ninguém dá pela cena é bi, tem um lado com um stick num tom concealer que serve para corrigir as olheiras (atenção que é muito denso e precisa não só de uma pele hidratada como de uma aplicação moderada) e na outra extremidade uma mina amarela de concealer que é útil para disfarçar borbulhas e vermelhidão, para além disso por vezes uso-a sob a sobrancelha para criar luz, no centro do nariz ou na parte superior dos lábios muito bem esbatido, atenção que não é por cima dos lábios é acima. ;)

OK, depois desta estopada de informação e produtos já sabem, deixem eventuais questões nos comentários.

8 comentários:

  1. Só sei de uma coisa! Em determinadas pessoas olheiras caem bem e dão o maior charme. Pelo menos eu acho ... rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olheiras dão charme na zona junto às pestanas inferiores, se forem como as minhas que são em forma de triângulo e púrpura dão ar de muito cansado ou toxicodependente.

      Eliminar
  2. Isso depois não fica muito farsolas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Define farsolas, estamos a falar de correctores não necessariamente de blush vermelho.

      Eliminar
    2. Farsolas: notar qualquer coisa ali debaixo dos olhos.

      Eliminar
    3. Se for preto ou azul escuro nota-se, mas não em resposta à tua pergunta se for bem aplicado não. Sendo que para ensinar a aplicar só ao vivo e a cores.

      Eliminar